carros_elétricos_no_Brasil_tecnologia_viável_ou_realidade_distante

Não é de hoje que o mundo fala sobre carros elétricos. O assunto tem ganhando maior visibilidade a cada ano que passa.

Essa tecnologia, inclusive, já é uma realidade em vários países do mundo. Porém, aqui no Brasil, ainda é algo distante da maioria da população.

Atualmente, existem pouco mais de três mil carros elétricos rodando pelas ruas do país – que tem uma frota total de 43 milhões de veículos.

Isso indica que o carro elétrico é atraente, mas ainda não cabe em nosso bolso. No Brasil, os modelos importados chegam com preços variando em torno de R$ 120 mil e R$ 150 mil.

Além disso, sair com o carro elétrico da garagem exige planejamento, já que a oferta de eletropostos no Brasil ainda é incerta.

Na Europa, por exemplo, o quadro é outro. Devido ao forte interesse na preservação do meio ambiente, os governos estão investindo de maneira intensa para incentivar a produção de carros elétricos.

Mas será que esta tecnologia se tornará popular no Brasil algum dia?

É bem provável que sim, mas vai demorar.

Existe uma série de desafios para o início da comercialização mais popular destes veículos, principalmente no que diz respeito às taxas de importação e dificuldades de abastecimento.

Apesar disso, o Brasil dispõe de um imenso potencial no setor devido à produção e distribuição de energia elétrica já existente, com fontes limpas como as hidrelétricas e a energia eólica.

Os benefícios para os consumidores são inúmeros. Agora, dependemos é de mais políticas de incentivo implantadas pelo governo brasileiro.

Veja também: Placas Mercosul: tudo o que você precisa saber

Deixar um comentário