O motor é considerado o coração do carro e por isso precisa de alguns cuidados para manter em funcionamento, principalmente durante a quarentena, quando utilizamos menos o veículo. Confira abaixo medidas simples que podem ser adotadas para manter o bom funcionamento do motor.

Limpeza dos bicos injetores

Se você notar que o seu veículo está apresentando falhas e aumento de consumo de combustível, as válvulas de injeção e os bicos injetores podem estar entupidos, o que causa um desgaste excessivo do motor. O indicado é verificar toda semana e limpar os bicos sempre que estiverem entupidos.

Mantenha o motor lubrificado

Manter o motor lubrificado é um item importante, pois ele é composto por uma série de ligas metálicas e, sem a presença do óleo, há um desgaste bruto entre as peças, o que provoca o superaquecimento das partes, causando fundição.

Para que seu motor não sofra esse tipo de problema, siga a recomendação do manual em relação ao tipo de óleo que deve ser utilizado. O prazo para a troca estabelecido pelo fabricante do veículo precisa ser respeitado.

Cuidado com a correia dentada

A vida útil de uma correia dentada é de 50 quilômetros. É uma peça barata e de fácil manutenção, mas que pode fazer um grande estrago no seu carro. É indicado trocar a peça a cada 10 mil quilômetros. Não se esqueça de checar se a borracha está seca, se os dentes estão corroídos ou se há rachaduras. Caso ela apresente um desses problemas, faça a troca.

Caso a correia dentada pule ou se rompa, o motor do carro trava e pode se fundir em apenas alguns minutos, ou seja, será preciso comprar um motor novo.

Fique atento ao nível de água

A água é responsável por manter a temperatura ideal da peça durante o uso, por isso, é importante verificar o nível de água que está no reservatório do carro e nunca deixar ultrapassar o limite máximo e mínimo.

Cuidado ao dar a partida

Antes de ligar o carro, desligue todos os dispositivos como som, luzes, ar-condicionado, entre outros, e não coloque o pé no acelerador. Ao girar a chave, deixe o carro por pelo menos um minuto parado para que todos os componentes do computador de bordo estejam funcionando até você sair do lugar.

Combustível de boa qualidade

Gasolinas adulteradas ou de má qualidade podem causar graves problemas no motor do seu carro. Além disso, o veículo pode sofrer danos na bomba e nos injetores de combustível por completo.

É recomendável, também, que uma vez por mês seja aplicado um aditivo junto ao combustível, ou até mesmo gasolina aditivada, pois esse componente limpa o sistema e aumenta a vida útil das peças.

Leia também: Carro parado: cuidados com o veículo em tempos de quarentena

Deixar um comentário