A exposição de veículos a altas temperaturas pode ocasionar estragos consideráveis e até fazê-los parar de funcionar. Por isso, durante o verão deve-se redobrar os cuidados com o carro. Confira abaixo algumas dicas para cuidar do motor do seu carro no verão.

Sistema de arrefecimento

O sistema de arrefecimento do motor precisa do ar externo para fazer o resfriamento da água que corre pelos dutos. Se a temperatura externa estiver muito elevada, a eficiência do resfriamento pode ficar comprometida.

Para não haver problemas, é importante verificar a bomba d’água, o estado das mangueiras, a válvula termostática e o radiador. Todos devem estar em perfeitas condições, sem furos ou rachaduras, e o sistema de arrefecimento deve passar por uma limpeza a cada dois anos.

Evite o superaquecimento

Durante todo o ano é importante checar os líquidos do veículo, mas no verão a atenção deve ser redobrada. Os aditivos evitam a corrosão do sistema, impedem a incrustação de sujeira e aumentam o ponto de ebulição da água.

Se você utilizar aditivos junto à água no reservatório do sistema de arrefecimento, preste atenção à proporção de cada elemento – o correto é utilizar 40% de aditivo e 60% de água. Confira abaixo quais são os outros líquidos em que você deve ficar sempre de olho.

  • fluido do freio;
  • fluido da direção hidráulica; e
  • óleo do motor e do câmbio.

Para evitar superaquecimentos, problema muito recorrente em dias mais quentes, é aconselhável ter o sistema de resfriamento em dia. Vazamentos ou acúmulos de sujeira podem sobrecarregar o sistema.

Quanto à temperatura do motor, para verificá-la basta ficar de olho no marcador de temperatura do motor, localizado no painel. A temperatura ideal varia de carro para carro, mas a média oscila entre 90 a 97 graus. Caso o ponteiro se aproxime do indicador em vermelho, para evitar o superaquecimento indica-se parar o carro e esperar a temperatura diminuir.

Ar-condicionado

Durante o verão é comum utilizar o ar-condicionado mais vezes, mas é importante usá-lo nos momentos certos. Para curtas distâncias, o indicado é não utilizar. Se o carro ficou estacionado sob o sol forte, o ideal é andar três minutos com a janela aberta antes de ligar o ar-condicionado.

Verifique a bateria e o alternador para garantir que eles estão em bom estado. Além disso, é preciso ficar atento ao filtro e ao gás do ar-condicionado, para que funcionem de forma adequada, sem forçar o sistema e gastar mais a energia da bateria.

Fique atento aos sinais

Caso você perceba que a potência do seu carro está menor ou que há queima excessiva de óleo, pode ser um indicativo que seu motor não está bem. É importante fazer a revisão periódica do motor, mantendo-o sempre regulado e em boas condições de funcionamento.

Leia também: Como cuidar do motor do seu veículo em época de quarentena

Deixar um comentário