Para manter seu carro em boas condições e sem imprevistos durante as viagens, é preciso conhecê-lo e ficar atento a todos os sinais que ele dá — criar uma cultura de observar o comportamento do veículo, não somente ligar as chaves e dirigir. Confira a seguir algumas dicas para você descobrir quando seu carro está com problemas.

Luz de óleo acesa no painel

O painel do carro é um ótimo indicador para saber se seu carro está bem ou não. Quando a luz do óleo acende, por exemplo, é preciso ficar atento, pois o motor do carro pode estar fundindo. O ideal é parar o veículo e esperar o motor esfriar.

Verifique também o nível da substância no reservatório, pois pode haver um vazamento, danos na bomba ou algum tipo de entupimento.

Ruídos

Os ruídos podem indicar algum tipo de problema no veículo, principalmente se eles surgem ao pisar no freio, ao fazer uma curva em baixa velocidade ou ao passar por obstáculos. Nesses casos, eles podem decorrer de problemas no sistema de direção e nas rodas. Confira as pastilhas de freio, a suspensão, os rolamentos e até os pneus.

Dificuldade para ligar o carro ou seus dispositivos

Dificuldades para ligar o carro ou dispositivos como rádio, alarme, travas e vidros podem ser indícios de problemas elétricos. Isso pode acontecer quando não é feita a manutenção da bateria e do alternador ou quando há sobrecarga do sistema. Antes de instalar qualquer acessório no carro, avalie a capacidade da bateria.

Volante tremendo e direção puxando para um dos lados

Para evitar acidentes, quando há tremor no volante é preciso verificar os pneus, o balanceamento das rodas e os discos de freio. Já quando a direção puxa para um dos lados, o problema pode ser no balanceamento.

Isto ocorre quando a referência dos graus de alinhamento dos pneus se perde, o que causa um direcionamento involuntário da direção para a esquerda ou para a direita. Geralmente esses problemas ocorrem devido a situações como cair em um buraco ou bater no meio-fio.

Veículo consumindo mais combustível

Caso você observe que o veículo apresenta variações expressivas no consumo de combustível, é preciso ficar alerta. O sistema de injeção ou o motor podem estar com problemas. O indicado é levar o carro a uma oficina mecânica e realizar o checkup para identificar qual item está com falhas.

Leia também: Luzes do painel do carro: saiba identificar problemas

Deixar um comentário