Como o freio do carro funciona?

O freio é parte essencial de qualquer veículo, pois é através dele que o automóvel pode parar e evitar colisões. Apesar de possuir acionamento aparentemente simples – basta apertar o pedal –, o sistema de frenagem é complexo e depende de diversos componentes que podem variar de acordo com o modelo do carro.

O sistema de frenagem funciona através de um circuito que converte a pressão mecânica em hidráulica. Primeiramente, para que a frenagem aconteça, é preciso acionar o pedal. Essa é a primeira parte do circuito e garante o funcionamento do restante do sistema. A pressão aplicada no pedal será transmitida para o cilindro mestre por meio do servo freio, responsável por ampliar essa força feita pelo motorista. Então, o cilindro mestre abastece o sistema de freios com o fluido do reservatório, transformando a pressão mecânica em hidráulica.

Como o freio do carro funciona?

A pressão hidráulica é repassada até as rodas por meio de tubulações que contêm fluido de freio, e então, quando os discos e as pastilhas que ficam nas rodas entram em contato, geram o atrito necessário para parar o veículo.

Para que o sistema de frenagem funcione corretamente é preciso estar sempre em dia com a revisão desses componentes, como disco de freio, pastilhas, cilindro mestre e pedal. Por isso, a qualquer sinal incomum que seu carro apresente, leve-o até um mecânico.

Veja também: Como garantir a segurança das crianças no carro

Deixar um comentário