Como os buracos prejudicam seu carro e o que fazer para evitar danos

Infelizmente, diversas rodovias e ruas das cidades se encontram em condições precárias e com muitos buracos, o que prejudica não só o tráfego de pessoas e veículos, mas também causa danos aos carros.

Os problemas causados pelos buracos podem danificar diversas peças do veículo, e por isso, é preciso tomar algumas precauções ao passar por eles.

  • Dirija sempre dentro da velocidade máxima permitida. Quanto mais rápido estiver o veículo, mais difícil será desviar de buracos e piores serão as consequências.
  • Se estiver chovendo, reduza a velocidade e fique atento. Poças e regiões alagadas podem conter buracos que não estão visíveis.
  • Caso você não tenha tempo de desviar do buraco, evite frear o veículo quando estiver passando sobre ele. Ao frear bruscamente, a suspensão estará fechada e sob pressão, o que impede que ela absorva o impacto, prejudicando a suspensão do carro.

Como os buracos prejudicam seu carro e o que fazer para evitar danos

Se ao sair do buraco você sentir qualquer diferença na direção ou se o carro “puxar” para um dos lados, é recomendado levar o veículo a uma oficina. Alguns componentes do carro podem ser seriamente danificados com o impacto:

  • Pneus: dependendo do atrito com o buraco, o pneu pode vir a furar ou rasgar. É sempre importante mantê-lo calibrado para evitar prejuízos.
  • Suspensão: devido aos impactos, os componentes do conjunto de suspensão, como amortecedores e molas, ficam desgastados.
  • Freios: os freios também podem ser danificados, principalmente devido aos desvios bruscos que o motorista pode fazer.

Veja também: Carro abandonado na rua: o que fazer?

Deixar um comentário

4 Comentários