Embora algumas medidas simples possam ser muito eficazes para inibir a ação dos ladrões, com frequência os proprietários de carros as esquecem. Confira a seguir dicas valiosas de como proteger seu veículo para evitar furtos e roubos.

Escolha um local seguro para estacionar

Deixar o carro em um estacionamento fechado é a melhor opção, mas quando não houver essa alternativa, evite lugares escuros e sem movimentação. Prefira estacionar em ruas iluminadas, de preferência em frente a prédios com vigias e com câmeras de segurança, assim o ladrão pensará duas vezes antes de cometer o crime.

Evite deixar seus pertences dentro do carro

Qualquer objeto pode parecer de valor para quem vê de fora do carro. Assim, procure guardar compras, notebook, bolsas e outros pertences no porta-malas assim que chegar ao veículo, para não atrair a atenção dos ladrões.

Não cole adesivos que exponham informações pessoais

Evite colar adesivos que mostrem o local em que você estuda, para que time você torce ou que indique se você é homem ou mulher. Essas informações podem incentivar o criminoso a roubar o carro.

Certifique-se de que o carro foi trancado e utilize dispositivos de segurança visíveis

A trava elétrica é um dos mecanismos antifurtos mais conhecidos para veículos, já que vem de fábrica na maioria dos automóveis produzidos no país. Utilizar travas manuais também pode ser uma maneira de desencorajar a ação de ladrões.

Evite dizer a manobristas e flanelinhas quanto tempo você irá demorar até retornar

Frequentemente os manobristas perguntam para o motorista quanto tempo ele vai demorar. O ideal é dizer que volta logo para que nenhum bandido se sinta encorajado a realizar o furto.

Evite deixar a chave com manobristas

Nem sempre é possível, mas procure evitar ao máximo entregar suas chaves para manobristas. Eles podem fazer cópias rapidamente, sem a menor chance de o proprietário perceber.

Busque rotas mais seguras

Uma das principais causas de furto e roubo de veículos é a utilização de rotas que não oferecem a devida segurança. Locais assim costumam atrair criminosos justamente por possibilitarem o tempo necessário para uma fuga. Por isso, é de enorme importância escolher com cautela seu trajeto.

Antes de entrar na sua garagem, fique atento ao seu redor

Ao chegar em casa, antes de entrar na garagem, preste atenção na rua, nas calçadas e nas esquinas. Muitos sequestros acontecem nessa hora. Se você notar alguma pessoa com comportamento suspeito, dê mais uma volta e informe a polícia.

Leia também: Cartilha contra roubos de carros

Deixar um comentário