A Cognizant, empresa estadunidense de tecnologia da informação, realizou um estudo para descobrir quais serão as tendências do mundo automotivo nos próximos anos. A indústria passará por uma mudança importante para oferecer aos clientes novos veículos que atendam às novas demandas. Confira a seguir quais são elas.

Veículos autônomos

A primeira grande tendência verificada pelo estudo é a popularização dos veículos autônomos. Essa transformação terá grande impacto na sociedade como um todo e mudará a experiência de mobilidade dos clientes. Além disso, irá surgir uma série de novos produtos e serviços de mobilidade centrados nessa experiência.

A forma como cada montadora incorporará a inovação em seus produtos e serviços definirá a liderança de mercado. Os novos participantes do ecossistema automotivo podem fornecer serviços internos para ampliar as ofertas principais das montadoras.

Propósito e personalização

Os projetos automotivos dos novos veículos serão desenvolvidos com o propósito de proporcionar uma viagem agradável e não apenas com o objetivo de transportar de um lugar para o outro. Eles serão personalizados e devem ser desenvolvidos pensando também no lazer, que se tornará um item essencial para manter os passageiros entretidos durante o trajeto.

Essa tendência influenciará as montadoras a transformarem seu portfólio de produtos particularmente por meio de novas ofertas baseadas em serviços por assinatura. Um carro tamanho família, por exemplo, não atende às necessidades de uma pessoa que o utiliza como meio de transporte, e vice-versa. Por isso, a possibilidade de customizá-lo será um grande atrativo para os consumidores. Entretanto, a indústria automobilística não pode ignorar as pessoas que gostam de dirigir — este público ainda precisará de atenção.

Transformação das montadoras

Até 2025 a propriedade de automóveis estará em forte declínio, principalmente nas áreas urbanas, onde mais pessoas optam por serviços de compartilhamento de carros autônomos. Por isso, a tendência é que as montadoras tenham foco no relacionamento com os clientes e não apenas em um único consumidor final. Dessa forma, elas devem mudar seus modelos de negócio e passarão a oferecer serviços e aplicações personalizados.

Espera-se que as empresas encontrem maneiras de satisfazer os diferentes gostos dos clientes por meio das grandes bases de dados que estão à disposição delas. A nova função das montadoras será gerar valor e inovação para conquistar os clientes e elas terão um longo caminho pela frente, utilizando análise de dados e tecnologia para alcançar esse objetivo.

Leia também: Internet das Coisas e o impacto na gestão de frotas

Deixar um comentário

2 Comentários