capa-blog-ceabs-consumo-alcool-direcao

Quando ingerimos álcool em excesso, nosso sistema nervoso reage de formas surpreendentes. A bebida alcoólica interage com moléculas neurotransmissoras que fazem a comunicação entre as células do nosso corpo, inibindo as atividades do cérebro. O resultado, na prática, já é conhecido por quem tomou mais doses do que somos capazes de processar: dificuldades na fala, falta de coordenação e incapacidade de tomar decisões sensatas.

ceabs-blog-consumo-alcool-direcao

Por acreditarem que estão em condição para dirigir é que muitas pessoas ainda insistem em fazer isso após beber. Porém, os efeitos do álcool reduzem a concentração, a atenção e a capacidade de julgamento.

Segundo o UOL, a medicina afirma que o organismo se livra do equivalente a uma dose de álcool por hora. Ou seja, não importa qual o tipo de bebida, 60 minutos é o tempo que o fígado leva para metabolizar uma dose dela no corpo humano.

consumo-alcool-direcao-blog-ceabs

No entanto, além de considerar esse tempo, é preciso avaliar outros fatores, como o peso de cada um, e o gênero, já que o corpo feminino demora mais para metabolizar o álcool. De modo geral, o recomendado é que se espere ao menos 12 horas antes de dirigir após a ingestão de bebidas alcoólicas.

blog-ceabs-consumo-alcool-direcao

Além disso, ao contrário do que muitos acreditam, não há nada que se possa fazer para acelerar o processo, portanto, não adianta tomar remédios, café ou até mesmo se banhar.

Por esses motivos, o mais importante ainda é a conscientização. Se você for pegar o volante, não beba.

Veja também: Ingeriu bebida alcoólica? Como saber a hora certa de voltar a dirigir

Deixar um comentário