controle_de_estabilidade_nos_veículos_veja_o_que_é_e_como_funciona

Apesar de já ser bastante reconhecido em outros países, no Brasil a maioria das pessoas ainda não sabe da importância do Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP).

Considerado por especialistas a maior inovação em segurança automotiva depois do cinto de segurança, sua função é manter o veículo estável e impedir que você perca o controle em situações de risco, como curvas fechadas, desvios repentinos ou acentuados e pistas escorregadias.

O controle de estabilidade age de maneira praticamente imperceptível para o motorista. Por meio de sensores, detecta essas situações críticas e aciona os freios em cada roda para guiar a direção do carro. Se necessário, também pode reduzir o torque do motor.

A leitura do sistema é feita em um ritmo sobre-humano: 25 vezes por segundo.

Sua ação diminui consideravelmente o número de acidentes de trânsito. Para se ter uma ideia, segundo o LatinNCAP (Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina), na Suécia, o Controle Eletrônico de Estabilidade reduziu em 90% os acidentes causados pela perda de controle do veículo.

Mas o ESP ainda é um componente caro para os padrões brasileiros. Por aqui, a maioria dos carros equipados com o item custa a partir de R$ 70 mil.

A boa notícia é que o controle de estabilidade vai se tornar item de segurança obrigatório em todos os automóveis vendidos no Brasil. Ele ainda vai demorar um pouco, só em 2022, mas já a partir de 2020 terá de ser equipamento de série em todos os novos projetos de carros lançados no país.

A segurança deve ser prioridade em nossas vidas. Assim, para manter seu carro protegido é importante também equipá-lo com um rastreador veicular.

Entre em contato com a equipe comercial da CEABS e conheça nosso serviço de rastreamento de veículos. Acesse o site ou ligue para os telefones 3004 7707 (capitais e região metropolitana) e 0800 725 7707 (demais cidades).

 

Veja também: Novo aplicativo CEABS: agora ficou mais fácil monitorar o seu veículo

Deixar um comentário