A higienização é um fator importante para evitar a contaminação pelo coronavírus e o meio de transporte de cada um não deve ser esquecido neste momento.

Hábitos simples

Especialistas defendem que o cuidado começa com hábitos simples, como limpar painel, botões dos vidros e retrovisores, tela multimídia, volante, alavanca de câmbio e toda superfície plástica com álcool isopropílico, que não danifica os materiais e mantém a cabine livre de microrganismos que possam causar doenças – em especial, neste momento, o coronavírus.

Também se deve esvaziar a lixeira portátil do carro diariamente, principalmente se houver lenços de papel com secreções. Indica-se ainda deixar um frasco de álcool em gel e lenços de papel dentro do carro para serem utilizados diariamente.

Ar-condicionado

O indicado é não utilizar o ar-condicionado e optar por deixar as janelas abertas, para manter a ventilação natural e evitar a contaminação pelo coronavírus.

Caso não seja possível abrir as janelas, a higienização do ar-condicionado é uma prioridade, já que a proliferação das bactérias e fungos ocorre no filtro de ar, se ele estiver sujo. Lembrando que a covid-19 pode se proliferar mais rapidamente com o uso do ar-condicionado caso você tenha transportado alguém com o vírus. O ideal é fazer a limpeza a cada seis meses, mas durante a pandemia é sempre bom verificar o estado do filtro.

Algumas empresas estão recomendando a oxissanitização como opção de higienização do ar-condicionado. Esse processo consiste em aplicar uma carga de ozônio para desinfectar todo o sistema e as cabines, porém, esse processo deve ser feito apenas por uma empresa especializada.

Bancos e carpetes

Os bancos e os carpetes podem ser limpos com produtos do tipo spray com alvejante ou amoníaco. No entanto, eles são eficazes apenas se, depois de aplicados, forem removidos com um pano seco. Caso a limpeza não seja feita da forma correta, vírus e bactérias podem resistir.

Partes externas

A parte externa do carro também merece atenção, as maçanetas principalmente. Faça uma mistura de água e sabão e lave diariamente as partes de maior contato; já o restante do veículo pode ser limpo em um intervalo maior de tempo.

Leia também: 5 dicas para lavar seu carro sozinho

Deixar um comentário