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O Uber, aplicativo de celular criado em São Francisco, Califórnia (EUA), com o objetivo de conectar uma pessoa a um motorista particular, tem causado muita polêmica desde que chegou ao Brasil, em 2014. Segundo a Carta Capital, o Uber oferece uma concorrência desleal para os taxistas, já que estes precisam de uma licença especial emitida pelas prefeituras das cidades por meio de um processo burocrático e de custo alto, enquanto os motoristas do Uber acabam por oferecer o mesmo serviço sem passar por todas essas burocracias.

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Para ser motorista do Uber, o profissional não pode apresentar antecedentes criminais e deve ter a documentação do carro em dia (com seguro obrigatório), além da carteira de habilitação EAR (permissão para exercer atividade remunerada). Para os usuários, basta ter cartão de crédito aprovado. Por isso, segundo o site Relato de um Empreendedor, a multinacional alega ser uma empresa de tecnologia (e não de transporte) que conecta o interessado em um serviço exclusivo a um motorista particular – atividade já existente e regularizada em todo o país.

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Mesmo em meio a polêmicas e tentativas de acabar com o sistema, o aplicativo já opera em 360 cidades do mundo. No Brasil, o Uber atua em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro e São Paulo. A próxima cidade brasileira que está na mira do Uber é Curitiba, no Paraná. De acordo com o Paraná-Online, motoristas interessados em estabelecer parceria com a multinacional já receberam as informações para se cadastrar. A opção programada para operar na capital paranaense é a categoria Uber X, uma alternativa mais barata do serviço, em que motoristas de qualquer tipo de carro com quatro portas, ar-condicionado e fabricação a partir de 2008 podem se cadastrar.

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E você? Apoia o aplicativo ou concorda que ele seja uma concorrência injusta? Conte para nós!

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