dicas_e_cuidados_de_segurança_para_dirigir_na_neblina

Você sabe o que se deve ou não fazer ao dirigir na neblina? Essa é uma situação que deixa muitos motoristas inseguros sobre como agir. Primeiramente, transitar nesse tipo de condição climática requer atenção redobrada.

Esse é um fenômeno meteorológico que causa grande redução da visibilidade, e justamente por isso se torna uma grande preocupação: a neblina é fator recorrente de acidentes nas estradas. Confira algumas dicas para dirigir com segurança nessa situação:

Diminua a velocidade

Reduzir a velocidade e aumentar a distância entre o seu carro e o veículo da frente é fundamental para trazer mais segurança ao dirigir na neblina. Caso haja algum imprevisto ou necessidade de freada brusca, isso vai proporcionar mais tempo para reagir.

Utilize os faróis baixos

Em neblina, nunca use o farol alto. O feixe de luz será refletido pela névoa espessa, dificultando ainda mais a visão, além de ofuscar o motorista que está no sentido contrário. O certo é utilizar o farol de neblina e, na falta dele, o farol baixo, aumentando assim a visibilidade sobre o asfalto.

Procure apoios visuais

Apoios visuais em ocasiões como essa são importantes, pois fica quase impossível enxergar além da neblina. Se a visibilidade estiver muito comprometida, uma boa sugestão é orientar-se pelas faixas de sinalização da pista, evitando a aproximação com o centro da via.

Evite o embaçamento dos vidros

Em momentos como esse, é importante que o embaçamento dos vidros não seja mais um problema. Você pode abrir um pouco a janela, acionar a ventilação ou utilizar o ar-condicionado direcionado para os vidros frontais. Caso seja necessário o desembaçamento externo, utilize o limpador de para-brisas.

Escolha o local certo para parar

Evite ao máximo parar no acostamento, já que este se torna extremamente perigoso em situações de baixa visibilidade. Isso pode causar uma colisão grave. Parar é uma boa opção, mas é necessário escolher um local seguro. Opte por algum local recuado, como um posto de combustível, por exemplo.

Seguindo essas dicas e redobrando os cuidados se torna muito mais fácil dirigir na neblina, mantendo a sua segurança e a dos demais motoristas.

 

Veja também: 5 dicas para dirigir na estrada com segurança

Deixar um comentário