A alta no preço dos combustíveis dos últimos meses pesou no orçamento de muitos motoristas. Neste post, sugerimos algumas dicas para economizar combustível como uma alternativa para diminuir os gastos com o veículo, confira.

Faça a manutenção regularmente

Peças gastas que precisam ser trocadas podem acarretar mais esforço do motor, que acaba gastando mais combustível que o usual. Assim, troque regularmente os filtros de ar e de óleo e faça a substituição das velas. O manual do fabricante possui as orientações sobre os prazos de renovação dos componentes, que contribui ainda para garantir a segurança dos motoristas.

Fique atento aos pneus

A pressão inadequada dos pneus também interfere no gasto de combustível

A pressão inadequada dos pneus também interfere no gasto de combustível. Quando estão murchos, eles geram mais atrito com o asfalto, gastando a borracha e exigindo mais do motor. Portanto, verifique semanalmente se é necessário calibrar os pneus de acordo com a orientação do fabricante.

Confira quais são os cuidados essenciais com os pneus na estrada

Evite peso extra no veículo

Um veículo muito pesado contribui para o aumento do consumo de combustível, pois o motor precisará de mais força para manter a velocidade desejada. Dessa forma, evite deixar itens não utilizados no porta-malas. Da mesma forma, somente instale equipamentos possantes de som ou rodas de ferro, por exemplo, se necessário, para não alterar o peso do carro.

Diminua o uso do ar-condicionado

O uso constante do ar-condicionado influencia no consumo mensal de combustível

O uso constante do ar-condicionado influencia no consumo mensal de combustível, chegando a ser responsável por até 10% do gasto. Por isso, se o objetivo é economizar, procure deixar o ar-condicionado desligado e, quando ele estiver em uso, mantenha as janelas fechadas. Assim você melhora a eficiência do sistema e diminui a resistência aerodinâmica do veículo.

A direção também influencia no gasto de combustível

A forma como o condutor dirige influencia diretamente no consumo de combustível. Nesse sentido, as orientações da direção defensiva garantem mais segurança e também ajudam a reduzir os gastos. Para economizar combustível, evite acelerar com o carro parado no semáforo e não acelere ou freie bruscamente, mantendo uma velocidade constante enquanto possível para prevenir o desgaste do motor.

Mito: andar com o veículo em ponto morto

Uma “dica” que muitos motoristas conhecem é que deixar o veículo em ponto morto nas descidas é uma maneira de economizar combustível. Porém, com a injeção eletrônica dos veículos modernos, ocorre justamente o contrário: deixar o câmbio no neutro nesses casos é interpretado pelo sistema do carro como marcha lenta e requer ainda mais combustível do que manter a marcha engatada. Além disso, não se recomenda dirigir em ponto morto para evitar danos ao veículo e acidentes na via.

Siga a CEABS nas redes sociais: FacebookInstagramLinkedIn YouTube.

Leia também: Veja formas de economizar na gestão de frotas

Deixar um comentário