Dicas sobre manutenção da frota de caminhões

Os caminhões necessitam de atenção e cuidados específicos, pois possuem uma mecânica complexa e problemas podem significar uma parada inesperada ou gerar acidentes.

Dessa forma, é necessário que a manutenção básica seja feita no dia a dia pelos proprietários ou motoristas, para manter o bom funcionamento do veículo e evitar problemas maiores. Veja abaixo algumas dicas do que verificar no funcionamento dos caminhões.

Confira os pneus

Os pneus precisam ser vistoriados com frequência. Depois de cada viagem, busque por avarias como rasgos ou desgastes. Observe também a calibragem, que precisa ser feita de acordo com as recomendações do fabricante e a carga transportada.

Troque os filtros

A troca de filtros deve ser feita conforme recomenda o fabricante do veículo em seu manual para que o motor continue funcionando sem problemas e com o máximo de sua capacidade.

Algumas vezes é preciso antecipar a troca de filtro de ar do motor, caso o caminhão circule em áreas muito poluídas, com trânsito intenso, zonas de mineração ou vias não pavimentadas.

Os filtros de combustível, por sua vez, geralmente devem ser substituídos com 15 mil quilômetros, porém, o uso de combustível de baixa qualidade ou adulterado pode forçar a troca precoce.

Os filtros de óleo devem ser substituídos sempre que houver troca de óleo lubrificante do motor, pois os detritos da filtragem do fluido antigo podem sujar o lubrificante novo e o motor.

Troque o óleo do motor

A troca de óleo lubrificante do motor é muito importante, e deve seguir as recomendações do fabricante do caminhão e do lubrificante.

Confira, antes de cada viagem ou semanalmente, o nível e as condições do lubrificante por meio da vareta de verificação. Basta retirá-la do reservatório e checar se o nível está correto e se o óleo não apresenta borras de sujeira ou detritos metálicos.

Verifique os freios

Verifique as lonas dos tambores e as pastilhas do freio a disco para observar se não há nenhum vazamento no sistema. Além disso, a cada 15 mil quilômetros rodados é necessário fazer uma revisão completa do sistema na oficina mecânica.

Drene a água dos balões

Os balões de ar são os reservatórios dos freios e acumulam água proveniente do ar utilizado no sistema pneumático. Se o acúmulo for significativo, a água toma espaço do ar, que não terá volume suficiente para atuar em uma frenagem. Por conta disso, é preciso drená-la periodicamente.

Limpe a quinta roda

É importante limpar a quinta roda de caminhões tratores para que não ocorra problemas no transporte de carga. Limpe a graxa usada e aplique uma nova, lubrificando bem os componentes, de preferência a cada troca de implemento.

Verifique o sistema elétrico

Inspecione o sistema elétrico para buscar partes oxidadas ou corroídas, chicotes e peças plásticas ressecadas e encaixe com folga ou peças soltas. Faça testes de tensão e corrente periodicamente.

Cheque as luzes

A manutenção das luzes de sinalização e faróis é muito importante para a segurança de todos. Basta conferir se todas as lâmpadas estão funcionando corretamente antes de cada viagem.

Confira a suspensão

O sistema de suspensão precisa ser revisado em uma oficina mecânica. No dia a dia, é importante observar o seu estado verificando se há folgas, se a lubrificação está em dia, se os coxins e baterias não estão ressecados e se não há rachaduras e corrosão em seus componentes.

Leia mais: 5 dicas para conservar seu carro

Deixar um comentário