A segurança no trânsito depende de vários fatores, como  a qualidade do asfalto, o comportamento dos motoristas e os aspectos mecânicos do automóvel. Assim, para que todos tenham uma viagem tranquila, é preciso contar com a responsabilidade dos condutores. Confira algumas dicas de direção defensiva e previna acidentes com a sua frota.

A direção defensiva é um conjunto de atitudes que os motoristas devem adotar para evitar acidentes. Com essa prática, o condutor proporciona mais segurança para si e para os outros. Dessa maneira, instruir a sua frota sobre os desafios da estrada pode evitar muitos problemas.

A atenção pode prevenir acidentes

Dirigir defensivamente tem como princípio que estar atento a todos os aspectos da estrada pode prevenir diversos acidentes. Além das condições da via, portanto, é importante observar os outros condutores, de forma a antecipar manobras, descuidos e movimentos pouco seguros, como aceleração ou frenagem bruscas. Por isso, procure observar sempre os automóveis e pedestres ao redor, além de manter uma distância segura do veículo à frente.

Mantenha o foco no trânsito

Caminhão mantendo a direção defensiva

Enquanto dirige, a prioridade do motorista deve ser o trânsito. Assim, é preciso instruí-lo a não fazer outras atividades, como usar o celular, mexer no rádio, pegar objetos ou comer e beber com o veículo em movimento. De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, trocar mensagens de texto ao dirigir aumenta em 400% as chances de acidentes de trânsito. Essas distrações podem acarretar consequências fatais, mas podem facilmente ser evitadas com a direção defensiva.

Mantenha uma velocidade adequada

O excesso de velocidade vai contra a direção defensiva, pois dirigir mais rápido que o limite da via significa perder segundos importantes para manobras de emergência. Isto é, manter uma velocidade adequada evita frenagens bruscas e permite se antecipar em caso de incidentes. Portanto, sempre acompanhe a sinalização da via que indica o limite permitido no trecho.

Invista na Gestão de Frotas da CEABS

Além das práticas de direção defensiva que devem ser adotadas no cotidiano, monitorar sua frota também pode prevenir acidentes na estrada. A Gestão de Frotas da CEABS diminui os riscos de mau uso dos veículos, além de facilitar a recuperação do bem em caso de roubos e furtos. Com a emissão de relatórios detalhados, a tecnologia da CEABS permite uma análise do desempenho dos motoristas, resultando em otimização operacional. Saiba mais através do site.

Acompanhe as novidades da CEABS em nossas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

Leia também: Quais peças do caminhão mais quebram na estrada?

Deixar um comentário

5 Comentários