Dirija com mais segurança ao adotar estes 8 hábitos

Hoje comemora-se o Dia Nacional do Trânsito, data que tem como objetivo promover a conscientização sobre os cuidados que todo motorista deve ter. Este dia é bastante relevante no Brasil, afinal, o país é um dos que mais registram acidentes de trânsito, com cerca de 40 mil mortes a cada ano e quase 4% do PIB em custos anuais com acidentes nas ruas e estradas.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, aproximadamente 90% das colisões fatais são causadas por erro humano e por isso, para um trânsito mais seguro, é fundamental adotar alguns hábitos, saiba mais.

Nunca dirigir alcoolizado

Dirigir parece algo automático, mas exige do organismo ações complexas, por isso o motorista deve estar sempre atento. A presença de álcool no sangue prejudica essa atenção, além da memória e dos reflexos. Vale lembrar que não existe um intervalo “seguro” de tempo para pegar o volante depois de beber, pois os sintomas da ingestão de bebidas alcoólicas variam de pessoa para pessoa de acordo com gênero, idade, metabolismo, entre outros fatores. Assim, sempre que for dirigir, recuse até mesmo aquela cervejinha aparentemente inofensiva.

Não mexer no celular enquanto dirige

O uso de dispositivos móveis ao volante aumenta em até 400% o risco de acidentes. No Brasil, este hábito corresponde à terceira maior causa de mortes de trânsito, vitimando 54 mil pessoas por ano. A distração com o celular causa uma cegueira involuntária no motorista sobre o que está acontecendo ao seu redor.

Sempre respeitar o limite de velocidade

O balanço da Polícia Rodoviária Federal em 2018 contabilizou quase 70 mil acidentes nas estradas federais. “Velocidade incompatível” foi o terceiro maior motivador à frente de ocorrências e óbitos. Dirigir acima do limite de velocidade diminui o tempo de reação do motorista e reduz a distância necessária para uma parada total. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), um aumento de 5% na velocidade média aumenta em cerca de 10% os acidentes envolvendo lesões e em até 30% as colisões fatais.

Dirigir descansado

Segundo a ABS (Associação Brasileira do Sono), o sono é o responsável por 20% dos acidentes e 30% das mortes em todas as vias do País. Quem dirige após dormir por menos de sete horas dobra as chances de se envolver em um acidente. Já ficar 19 horas sem dormir equivale a dirigir depois de beber seis copos de cerveja.

Respeitar a distância ideal entre veículos

Quanto maior a velocidade do carro, maior deve ser a distância de segurança em relação ao veículo da frente, especialmente no caso de vias esburacadas ou quando estiver chovendo. A cada 20 km/h de velocidade, o motorista deve manter a distância de um veículo: no caso de estar dirigindo a 60 km/h, a distância deve ser de três carros.

Não comer enquanto dirige

Apesar da grande variedade de lanchonetes com “drive-thru”, dirigir comendo pode ser bastante perigoso para o motorista, em função da necessidade de tirar uma das mãos do volante para realizar essa tarefa. Além disso, caso caiam farelos no banco do carro, o condutor pode se distrair, aumentando ainda mais os riscos de acidentes.

Dirigir com um sapato adequado

O motorista deve usar calçados bem fixados que não escapem do pé, como tênis, sapatos, sapatilhas e sandálias baixas com fivelas. Sapatos de salto alto, chinelos e tamancos, por outro lado, são proibidos de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro porque podem entrar no conjunto de pedais e atrapalhar o uso dos freios ou da embreagem. Na dúvida, dirija descalço.

Fazer a manutenção periódica do veículo

De acordo com uma pesquisa do Instituto Scaringella Trânsito, a falta de manutenção preventiva é capaz de triplicar os riscos de acidentes. Cerca de 80% dos veículos em circulação no Brasil têm algum tipo de problema, como motor desregulado, pneu careca ou lanterna queimada. Recomenda-se fazer a manutenção preventiva de seis em seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados.

Veja também: Veja 6 dicas para pegar a estrada com segurança

Deixar um comentário