Dirija com segurança em dias chuvosos

Dirigir em dias de chuva pode ser um grande desafio, dependendo da intensidade e das condições climáticas. A visibilidade dos motoristas diminui, e os riscos de colisão e derrapagem de veículos aumentam consideravelmente.

De acordo com o site Compara On-line, existem algumas medidas básicas de segurança em dias chuvosos que auxiliam e podem evitar acidentes no trânsito.

Dirija com segurança em dias chuvosos

Mantenha os pneus em boas condições

Pneus desgastados aumentam muito a chance do carro derrapar. É fundamental que eles possuam sulcos acima de 1,6 mm, pois eles são os responsáveis por filtrar a água.

Troque regularmente os limpadores de para-brisa

Estes itens, quando mal conservados ou fora do tempo ideal de uso não cumprem com a sua função e acabam dificultando ainda mais a visão do motorista em situações de chuvas fortes.

Não deixe faróis queimados

Nunca deixe para o dia seguinte a troca de lâmpadas de pisca-alertas e faróis queimados. Estes itens são essenciais em qualquer condição climática, mas em dias de chuvas, a falta deles pode causar sérios acidentes.

Não atravesse trechos alagados

A água que entra no motor pode causar calço hidráulico, um grave problema que resulta em prejuízos de até R$ 8 mil. Caso seja estritamente necessário trafegar em alagamentos em que a altura da água ultrapasse a dos pneus, mantenha o veículo em primeira ou segunda marcha e não pare de acelerar. Caso o carro pare de funcionar, não tente ligá-lo novamente, empurre-o até um lugar seguro e chame o reboque.

Dirija a menos de 80 km/h

Quanto maior a velocidade, maior a chance de o carro deslizar sobre a água, a chamada aquaplanagem. Se acontecer, não pise no freio, retire o pé do acelerador e segure firme o volante para que o carro permaneça em linha reta.

Deixe os faróis acesos em luz baixa

Dessa maneira a luz traseira também estará ligada e isso diminui a chance de colisão dos veículos que vêm atrás.

Veja também: Em breve, carros poderão detectar buracos nas estradas

Deixar um comentário

1 Comentário