Em breve, carros poderão detectar buracos nas estradas

Danos em componentes do carro e até mesmo acidentes podem ser causados por buracos nas estradas. Mesmo com atenção, muitos motoristas acabam passando pelo obstáculo e deixando pedaços de pneu pelas rodovias. Mas o problema não atinge apenas os trajetos brasileiros. No final de agosto, o Google patenteou nos Estados Unidos um sistema de detecção de buracos.

No documento de registro, a empresa descreveu o mecanismo como uma tecnologia com dois sensores integrados: um GPS e um acelerômetro vertical. Eles serviriam para detectar condições que afetam a qualidade do asfalto e emitir um alerta, evitando riscos.

Segundo informações do TecMundo, a princípio a ferramenta não seria comercializada para consumidores finais, e sim instalada nos veículos do Google Maps, que capturam as imagens do Street View: “Os dados coletados seriam então usados para que o sistema de navegação do Maps fornecesse instruções mais detalhadas e permitisse que os motoristas ficassem alertas aos perigos das ruas”.

Outros exemplos

Se você estava sonhando com esta tecnologia no seu carro, não se preocupe. A Jaguar Land Rover trabalha para desenvolver um dispositivo semelhante. Segundo o site Extra, o sistema utiliza sensores posicionados abaixo do veículo e trabalha com intervenção direta na suspensão. “Ao detectar uma depressão na pista, o mecanismo ajuda a sensibilidade dos amortecedores para reduzir o impacto e manter o controle do carro”, explica a reportagem.

A tecnologia ainda está em fase inicial e não há previsão de quando os carros da marca sairão da fábrica com o sistema de detecção de buracos. Mas, certamente todos os consumidores estarão aguardando ansiosamente!

Veja também: O que fazer em caso de queimadas no entorno das rodovias

Deixar um comentário

1 Comentário