Evite o roubo do seu carro

De acordo com dados da CNseg, o número de veículos roubados aumentou 10% em 2014, passando de 470 mil para 516 mil, na comparação com 2013. Para evitar que o seu carro faça parte das estatísticas, é essencial ficar atento no dia a dia e tomar alguns cuidados no trânsito e no momento de estacionar. Conheça os principais deles na opinião de especialistas em segurança.

No trânsito

Evite andar com as janelas abertas e as portas destrancadas, especialmente no período da manhã, horário bastante visado pelos ladrões em função da maior desatenção por parte do motorista.

Ao parar no sinal, resista aos vendedores ambulantes, pois o criminoso pode aproveitar o momento de distração para anunciar o assalto. Enquanto estiver parado, mantenha a primeira marcha engatada e uma distância segura do carro da frente.

Se estiver se dirigindo a um lugar pela primeira vez, pesquise antes na internet o caminho, para evitar se perder e entrar em ruas desertas ou regiões perigosas.

Quando estiver se aproximando do destino, fique atento à movimentação ao seu redor, tanto de pedestres quanto de outros veículos. Se notar algo suspeito, não hesite em dar uma volta na quadra e acionar a polícia.

Ao estacionar

Sempre que possível, estacione o carro em um local fechado e seguro. Se não tiver como evitar deixá-lo na rua, escolha o lugar com cautela. Opte por aqueles com boa iluminação, de preferência próximos a prédios com sistema de segurança. Ruas com comércio, embora sejam movimentadas durante o dia, podem ficar desertas à noite.

Evite deixar qualquer objeto, por menor que seja o valor, sobre os bancos ou em um local visível. Ao sair, leve consigo o equipamento de som e os documentos e não esqueça de trancar o carro e acionar o alarme.

Segurança

Embora às vezes eles não evitem o roubo feito por ladrões experientes, equipamentos de segurança como trancas de direção podem desencorajar a ação dos criminosos que agem casualmente.

Instale em seu veículo um rastreador. O serviço de rastreamento oferecido pela CEABS conta com Central de Emergência que pode ser acionada via 0800 em caso de roubo, além de permitir que o condutor saiba on-line a localização do seu bem.

Leia também: Os dez carros mais roubados do Brasil

Deixar um comentário