general-motors-servico-compartilhamento-carros-maven-blog-ceabs

Cada vez mais, as pessoas têm compreendido a importância de levar uma vida mais sustentável. A conscientização, que vem desde a reciclagem do lixo até a área do transporte, com as “caronas solidárias”, por exemplo, demonstra que o mundo está entendendo a urgência de atentar para as questões ambientais.

Uma projeção no setor automotivo que merece destaque são os sistemas de compartilhamento de automóveis. Segundo a Revista Autoesporte, 25 milhões de pessoas serão adeptas desse tipo de serviço até 2020. A General Motors, ciente disso, não ficou para trás e lançou seu próprio serviço de mobilidade pessoal, o Maven. Ainda em fase de testes, está disponível apenas no estado de Michigan, nos Estados Unidos.

Maven customers will experience seamless smartphone and keyless integration with the vehicle. Maven customers use its app to search for and reserve a vehicle by location or car type and unlock the vehicle with their smartphone. The app also enables remote functions such as starting, heating or cooling and more. Customers can bring their digital lives into the vehicle through Apple CarPlay, Android Auto, OnStar, SiriusXM radio and 4GLTE wireless. (Photo by John F. Martin for General Motors)

Os carros estão em 21 pontos da cidade de Ann Harbor e podem ser alugados por meio de um aplicativo de celular que informa o local e os modelos dos veículos. E é também pelo aplicativo que todas as funcionalidades do automóvel são acionadas, desde abrir e fechar ou ligar o carro, até o ajuste da temperatura. Ainda é possível conectar o aparelho com os sistemas Apple CarPlay, Android Auto, OnStar, SiriusXM radio e 4G LTE wireless. Tudo isso por US$ 6 (cerca de R$ 24) por hora, incluindo o seguro e o combustível.

gm-maven-compartilhamento-carros-general-motors-ceabs-blog

O Maven, que chegou para competir com a ZipCar, empresa também americana que atua com os mesmos princípios, tem como objetivo proporcionar ao motorista o conforto que ele teria em seu próprio veículo.

No Brasil, o conceito de compartilhamento de carros ainda acontece apenas em algumas cidades e, ainda assim, não é muito conhecido. Em São Paulo, por exemplo, há uma empresa que disponibiliza carros nestes mesmos moldes, a Zazcar. De acordo com o site Brasil Econômico, a empresa opera com uma frota de aproximadamente 60 veículos, distribuídos por 45 pontos de partida. Além de pagar o uso do automóvel, ainda há um valor de mensalidade.

Leia também: Chevrolet lança o serviço OnStar no Brasil

Deixar um comentário