Gestão de frotas de caminhões: os cuidados necessários

Diariamente, milhões de motoristas de caminhão trafegam pelas estradas brasileiras para trabalhar. Controlar a frota é de enorme importância para prevenir riscos e melhorar o retorno da área de logística.

Manutenção preventiva

Realizar a manutenção preventiva, como a troca de óleo e o rodízio e inspeção de pneus, pode evitar acidentes e prejuízos. O principal gasto está relacionado à troca de pneus, pois são um dos pontos que merecem atenção especial no gerenciamento de frotas de caminhões.

Uma manutenção bem feita e planejada permitirá que todos os serviços logísticos sejam cumpridos no tempo certo e de forma constante, garantindo a produtividade.

Planejamento de rotas

Definir os melhores percursos, além de reduzir custos, ajuda a economizar tempo. Trace uma rota e verifique se o cliente tem alguma restrição em relação à carga por segurança, horário de entrega e ordem de recebimento, para que não ocorra a devolução nem haja danos.

Softwares podem auxiliar na escolha da rota, por meio do monitoramento em tempo real do caminhão e do motorista. Assim fica mais fácil fiscalizar e reduzir o risco de furtos e roubos de carga.

A CEABS conta com o serviço de gestão de frotas, que proporciona ao gestor o controle e garantia de segurança para todos os motoristas.

Treinamento

A capacitação de colaboradores é essencial para acompanhar a frota de caminhões. Com o treinamento adequado e o cumprimento das normas é possível diminuir o número de acidentes.

Portanto, é fundamental que o funcionário conheça os procedimentos e as rotinas da empresa, aperfeiçoando os conhecimentos técnicos para novas implementações tecnológicas e de equipamentos.

Checagem da carga

Utilize um sistema para conferir os itens que estão no veículo e serão transportados para que não existam desvios de produtos ou furtos dentro da própria empresa.

É importante garantir que a mercadoria chegue sem avarias aos endereços dos clientes e na quantidade certa, conforme dados de controle.

Leia também: 5 dicas para melhorar os resultados na gestão de frotas

Deixar um comentário