Importância dos indicadores de gestão de frota

Os KPIs (Key Performance Indicators) de gestão de frotas são indicadores cruciais para obter uma compreensão adequada do desempenho dos motoristas e veículos. As métricas podem prever problemas e ajudar a sua empresa a reduzir custos e melhorar o desempenho.

Média de quilometragem percorrida nas entregas

A média de quilometragem geral percorrida pode ser mensurada somando os trajetos de todos os veículos durante as entregas e dividindo pelo número de viagens. O mesmo pode ser feito para cada automóvel separadamente.

Esses dados são importantes para os gestores planejarem com antecedência as manutenções preventivas e decidirem quando será necessário aumentar a frota.

Média de capacidade utilizada na frota

Outra métrica importante a ser analisada é se a capacidade dos caminhões está sendo bem utilizada. Esse indicador ajudará a empresa a identificar oportunidades de melhorias nos transportes, como otimizar as rotas de entrega para ocupar o máximo da capacidade dos veículos.

Para obter essa métrica basta dividir o peso da mercadoria pelo peso máximo que os caminhões podem transportar. Se o resultado for menor que 100% significa que o caminhão não está sendo bem utilizado.

Custo médio com manutenção

Esse indicador aponta os motivos que mais levam aos danos causados por uso inadequado e por uso excessivo. O custo pode ser mensurado por veículo, por motorista ou pelas oficinas autorizadas onde as manutenções são realizadas. Com esses dados, os gestores identificam a necessidade de treinamento dos colaboradores e acompanham se as prestadoras estão praticando um preço justo.

Consumo de combustível

Um dos KPIs mais importantes nos transportes, o consumo de combustível pode influenciar diretamente o orçamento, e precisa ser mensurado pela gestão de frota. O ideal é medir o custo médio por motorista e por veículo, assim o gestor poderá criar percursos que otimizem o número de atendimentos, desenhar rotas mais curtas e desenvolver programas de conscientização ou políticas de conduta quanto ao uso do veículo.

Taxa de multas

O número médio de multas pode indicar um padrão negativo de comportamento praticado pelos motoristas no trânsito, e mudar esse cenário é relevante para impedir acidentes. Para obter esses dados, some o total de multas recebidas no ano e divida pelo número de motoristas que a empresa possui.

Leia também: 5 dicas para melhorar os resultados na gestão de frotas

Deixar um comentário