Ingeriu bebida alcoólica? Como saber a hora certa de voltar a dirigir

Para ajudar a garantir um trânsito mais seguro, já existem dispositivos, chamados de minibafômetros, que avaliam a quantidade de álcool no seu corpo, assim como o tempo necessário para voltar a dirigir depois de ingerir bebida alcoólica.

Ingeriu bebida alcoólica? Como saber a hora certa de voltar a dirigir

O site Quatro Rodas testou 3 marcas destes aparelhos, e a fabricante Greenwon mostrou-se a mais confiável. Com o aparelho que a polícia usa diariamente como referência, foram realizadas duas medições: cinco minutos depois de consumir uma lata de cerveja e 22 minutos depois, o resultado foi o seguinte: a primeira medição marcou 0,60 gramas de álcool por litro de sangue, e a segunda, 0,50 g/l. De acordo com a lei, 0,10 g/l já são suficientes para o condutor ser multado e perder a Carteira Nacional de Habilitação.

Há montadoras também interessadas neste mercado de minibafômetros e já estudam a possibilidade de acoplar esses produtos às chaves dos veículos. A Fiat, de acordo com o site Diário de Pernambuco, está planejando lançar já em 2016 um modelo semelhante.

Veja também: As estradas mais perigosas (e assustadoras) do mundo

Deixar um comentário