Luzes do painel do carro: saiba identificar problemas

04-CEABS-blog

O painel do carro é um grande aliado do motorista. Além de marcar velocidade, rendimento e nível do combustível, entre outros dados, suas luzes sinalizam condições gerais do veículo, e podem apontar inclusive problemas graves.

Saiba reconhecer as principais luzes do painel do carro para evitar incidentes.

Cores das luzes do painel do carro

Uma boa maneira de saber se alguma luz do painel está indicando um perigo grave ou não é através das cores.

  • Luz verde ou azul: algum equipamento do carro está ligado, como faróis ou lanternas;
  • Luz amarela: indica um problema moderado, o motorista pode até rodar por mais algumas horas, mas é preciso fazer uma avaliação do carro;
  • Luz vermelha: de maneira geral, o carro deve ser desligado imediatamente para evitar danos ao motor. Então, acione a seguradora ou o guincho.

Abastecimento

Esta é a luz do painel do carro mais conhecida, e aponta que o combustível está acabando. Embora não seja necessariamente um sinal de perigo, parar na via por falta de combustível pode gerar multa.

Freio ABS

O sistema ABS garante maior eficácia e segurança para os freios. Quando esta luz acende, significa que, embora os freios estejam funcionando, o sistema ABS não está. Isso aumenta a chance de derrapagens, de perda do controle do carro e de acidentes que poderiam ser evitados.

Bateria

A luz da bateria, na verdade, é um alerta de mau funcionamento do sistema elétrico. Isso inclui a bateria, o alternador, a correia, os fios e outros dispositivos. Se esta luz acende, é importante fazer uma avaliação geral com alguém de confiança.

Luz EPC – Volkswagen

Esta é uma das luzes mais importantes nos carros da Volkswagen, principalmente nos modelos Gol e Fox. Quando acesa, indica um problema na central eletrônica e o carro deve ir para a oficina imediatamente.

Luz EPS – Direção elétrica

Acende ao ligar o carro e depois apaga. Quando permanece acesa, a luz EPS indica que há um problema na direção elétrica do veículo. Antes que a dirigibilidade seja afetada, leve o carro ao mecânico.

Luz do ESC – Controle eletrônico de estabilidade

Esta luz está relacionada ao controle eletrônico de estabilidade e, para saber o que representa, é necessário conhecer o sistema utilizado no carro, pois ela pode ter muitos significados.

Luz do freio

Talvez esta seja a única luz vermelha que não representa grande perigo, pois indica que o freio de mão está acionado. Porém, se ela estiver acesa com o freio desativado, representa mau funcionamento do sistema ou dos componentes do freio.

Injeção eletrônica

Esta luz acende toda vez que o carro é ligado, desde que não esteja queimada, naturalmente. Depois da partida, se ela continuar acesa, pode indicar um problema no motor ou combustível adulterado.

Óleo

A luz do óleo é muito importante e indica falhas no sistema de lubrificação do motor, que pode vir a fundir caso não seja lubrificado corretamente. Se a luz do óleo acender, pare o veículo imediatamente e procure a ajuda necessária.

 

Veja também: 5 novas tecnologias automotivas que aumentam a segurança

Deixar um comentário