Novo scanner de cargas no Porto de Paranaguá

Para garantir maior agilidade e qualidade no processo de fiscalização, um novo equipamento está sendo utilizado no Porto de Paranaguá. O aparelho realiza uma análise completa dos contêineres que chegam ao porto, como um raio x. A vistoria tem sido usada cada vez mais com a intenção de combater a sonegação fiscal.

De acordo com o site Portos do Paraná, as imagens escaneadas pelo equipamento são enviadas diretamente para o sistema da Receita Federal, que imediatamente cruza a imagem com os dados descritos na nota fiscal, descomplicando e deixando mais rápido e preciso o processo.

O scanner é capaz de detectar qualquer tipo de produto, inclusive substâncias ilícitas e contrabandeadas, tais como agentes químicos e armas, e a operação toda dura menos de um minuto.

As cargas selecionadas para verificação vão até uma área específica, onde o scanner está localizado, e lá é medido o nível de radioatividade da carga. Quando ele é mais alto que o normal, um sinal sonoro é disparado e se acende uma luz vermelha, bloqueando imediatamente o caminhão e deixando a carga retida para análise.

Veja também: Uso de farol baixo durante o dia passará a ser obrigatório em rodovias

Deixar um comentário

1 Comentário