O que fazer quando a Carteira Nacional de Habilitação é suspensa

Apesar de bastante polêmicos, os dispositivos que controlam os limites de velocidade no Brasil têm como objetivo evitar que os motoristas causem graves acidentes e penalizar os que cometem excessos. O problema é que a sinalização de lugares com restrição de velocidade e de estacionamento nem sempre são claras.

Quando os motoristas atingem 20 pontos na Carteira Nacional de Habilitação ou cometem alguns tipos de infrações consideradas gravíssimas, são notificados pelo Detran do seu estado e é aberto um processo administrativo que prevê duas chances de defesa. Se considerado responsável, o motorista tem 72 horas para entregar a carteira, que automaticamente é suspensa por um período de 1 a 12 meses, impossibilitando a condução de qualquer tipo de veículo nesse período.

Depois de entregar sua carteira de habilitação ao Detran e retirar a autorização do curso de reciclagem, o motorista deverá agendar e comparecer ao curso realizado nos Centros de Formação de Condutores, nas modalidades presencial e on-line. Somente depois de cumprir todas as etapas o condutor terá sua Carteira Nacional de Habilitação devolvida.

Veja também: Segurança do trânsito melhora no mundo, mas não no Brasil

Deixar um comentário