O que são as trações para carros 4WD e AWD?

Veículos com tração nas quatro rodas, também conhecidos como 4×4 e comumente off-road, em geral garantem mais força para os carros, pois a tração é realizada por dois eixos e ambos recebem a potência do motor. Hoje, existem dois sistemas de trações para carros: AWD e 4WD, e é importante entender suas características para adquirir um automóvel.

Os modelos 4WD (four wheel drive – quatro rodas motrizes) têm capacidade off-road, como jipes e picapes, com tração nas quatro rodas. A grande diferença desses modelos é que os motoristas podem optar pela tração 4×2 ou 4×4, tracionando duas ou as quatro rodas. Essa mudança pode ocorrer manual ou automaticamente, dependendo da ação e escolha do condutor.

Já o sistema AWD (all wheel drive – todas as rodas motrizes) é utilizado em automóveis que possuem tração integral e permanente. Neste caso, as quatro rodas do carro são tracionadas em qualquer condição de uso, utilizando um sistema de circuitos eletrônicos para determinar a potência destinada para cada eixo, de acordo com a necessidade do motorista. A tração AWD é ideal para quem quer um desempenho superior do carro.

O que são as trações para carros 4WD e AWD?

Os termos 4WD e AWD também podem, dependendo da situação, ser utilizados para outros tipos de veículos. Uma motocicleta que possua tração na roda traseira e dianteira, por exemplo, pode ser considerada AWD, assim como um veículo de três eixos poderia ser chamado de 4WD se contasse com tração em apenas dois.

Agora que você já conhece o significado e as diferenças entre os termos, pode escolher o modelo mais adequado à sua necessidade.

Veja também: Conheça 4 tecnologias que ajudam o motorista

Deixar um comentário

2 Comentários