18O trânsito no Japão

Você já imaginou como são as normas de trânsito no Japão? Com regras e costumes bem diferentes dos brasileiros, trazemos hoje algumas curiosidades de lá, que encontramos no blog Hirayama Veronese:

Mão InglesaNo Japão os volantes ficam do lado direito dos carros e tudo é ao contrário, inclusive o sentido das ruas.

Devagar e sempre – Os japoneses dirigem com bastante paciência e a velocidade média nas cidades não passa de 40 km/h.

Conversões não são proibidas – Como o trânsito no país é bem mais tranquilo, os cruzamentos diretos são permitidos em quase todos os lugares, sem a necessidade de procurar retornos ou lugares específicos que permitam conversões.

O trânsito no Japão

De acordo com o Portal Mie, quando se trata de penalidades em relação ao trânsito, os japoneses são bastante rigorosos. Nas rotas nacionais, trafegar 30 km/h acima da velocidade máxima pode resultar em processo com julgamento e multas bem pesadas. Já dirigir embriagado pode resultar em até 5 anos de prisão, mais o pagamento de multas.

Outra questão interessante é o sistema de pontos do país, a lei é mais rígida de acordo com os antecedentes dos motoristas. Por exemplo, na primeira infração o motorista precisa atingir 6 pontos para ter a carteira suspensa, já na segunda suspensão, apenas 4 pontos são necessários.

Tanto lá quanto aqui, o melhor é estar sempre atento e dirigir com prudência.

Veja também: Quando e como colocar água no radiador?

Deixar um comentário

2 Comentários
    • Olá! O valor da multa por transitar em velocidade superior à máxima permitida para o local é de R$ 195,23. Essa é uma infração grave, que gera 5 pontos na carteira de motorista.