Organizar a entrega das mercadorias é um processo logístico necessário que pode reduzir custos e aumentar a qualidade do serviço para os clientes. Confira neste post dicas práticas de como elaborar o planejamento do trajeto para frotas.

Saiba quais serão os pontos do trajeto

Antes de tudo, é importante fazer um esboço do roteiro. Considere as paradas e os pontos para descanso e abastecimento do veículo, se houver. Uma dica é iniciar o percurso do ponto mais distante até o mais próximo do retorno, marcando a ordem das entregas para um trajeto eficiente. Em seguida, informe aos motoristas a rota determinada.

Considere especificações dos clientes

Um aspecto que pode influenciar a ordem das entregas é o fato de que os clientes com frequência têm restrições de horários. Considerar essas especificações durante o planejamento do trajeto permite à empresa evitar custos com devoluções ou retornos desnecessários.

Tenha planos alternativos

PLanejamento do trajeto

Imprevistos podem acontecer e mudar o cronograma de entregas. Assim, um planejamento inteligente do trajeto deve considerar possibilidades de mudança na rota, contemplando mais de uma alternativa para a equipe. É interessante incluir também uma margem considerável nos horários, para que um determinado incidente não interfira em todo o roteiro.

Gestão de frotas de caminhões: os cuidados necessários

Monitore a sua frota

A melhor maneira de garantir a execução do planejamento do trajeto é investir no monitoramento. Assim, você acompanha a frota remotamente em tempo real e pode traçar soluções de forma mais efetiva e ágil. Outra vantagem de fazer o monitoramento é ter acesso a relatórios detalhados de desempenho e acompanhar o condutor para identificar gasto de combustível ou excessos de velocidade.

O monitoramento de veículos da CEABS proporciona ao gestor amplo controle sobre a frota, otimizando a logística e a entrega das mercadorias com eficiência. Além disso, a tecnologia da CEABS garante mais segurança, pois reduz riscos de mau uso, roubo e furto. Acesse o site e solicite um orçamento.

Acompanhe a CEABS nas redes sociais: FacebookInstagramLinkedIn YouTube.

Leia também: CEABS recupera caminhão com carga avaliada em R$ 550 mil

Deixar um comentário