principais_causas_de_acidentes_ao_volante_conheça_para_se_prevenir

Infelizmente, acidentes acontecem em número expressivo nas ruas e rodovias do país.

Dirigir exige constante atenção do motorista, já que qualquer deslize pode ter graves consequências. Porém, muitas vezes já temos incorporados certos hábitos potencialmente perigosos.

Para ajudar você a rever suas atitudes no trânsito, conheça as principais causas de acidentes ao volante:

Excesso de velocidade: geralmente associada à pressa, a velocidade alta é uma grande causadora de acidentes no trânsito, pois compromete a capacidade de frear frente a algo inesperado. O ideal é manter uma velocidade média, sempre dentro da permitida no trecho.

Ultrapassagem perigosa: essa é uma das maiores causas de acidentes violentos e muitas vezes fatais. Fique atento, nunca se deve ultrapassar em locais onde a sinalização não permite, nem em pontos proibidos, como curvas, pontes, cruzamentos e faixas contínuas.

Uso do celular: essa é uma das causas mais recorrentes de desatenção no trânsito. Atender, falar ou enviar mensagens ao telefone celular, além de violar as leis de trânsito, coloca a sua segurança e a de outras pessoas em risco. O ideal é deixar seu aparelho em modo silencioso e, de preferência, longe do seu alcance, para evitar a vontade de dar aquela olhadinha.

Consumo de bebidas alcoólicas: essa é uma questão óbvia, mas que ainda provoca muitos acidentes. O álcool diminui a percepção do perigo, retarda os reflexos e gera sonolência. A dica é clássica: se beber, não dirija.

Cansaço e sono: dirigir com sono e cansado é uma combinação extremamente perigosa, pois reduz o tempo de resposta dos motoristas. Esqueça o café ou qualquer tentativa de driblar os sintomas. O que realmente funciona é não pegar o volante com sono.

Falta de manutenção: problemas como pneus gastos, lanterna queimada, freios em más condições e folga na direção podem se tornar fontes de perigo na estrada. Por isso, é importante sempre deixar o veículo com a manutenção em dia.

A segurança no trânsito é fundamental, evite adotar comportamentos que coloquem em risco a sua vida e a das pessoas ao redor. Dirija sempre com cautela e de acordo com as leis de trânsito.

Por falar em segurança, entre em contato com a equipe comercial da CEABS para conhecer nosso sistema de rastreamento veicular. Acesse o site ou ligue para os telefones 3004 7707 (capitais e região metropolitana) e 0800 725 7707 (demais cidades).

 

Veja também: 6 dicas para pegar a estrada com segurança

 

Deixar um comentário