Quando e como colocar água no radiador?

Todos os carros possuem sistema de arrefecimento,  responsável por controlar a temperatura do motor. Quando este sistema está funcionando perfeitamente, na temperatura correta, o motor tende a ter maior durabilidade, desempenho, economia de combustível e menor desgaste, custo de manutenção e emissão de poluentes.

O líquido de arrefecimento que deve ser colocado no radiador é uma mistura de água desmineralizada com aditivo, que tem como função prolongar a vida útil dos componentes do sistema, evitar a fervura da água em altas temperaturas e o congelamento em baixas, bem como inibir a corrosão das peças.

Quando e como colocar água no radiador?

De acordo com o site We Care Auto, o ideal é que a troca do líquido seja feita apenas por profissionais especializados e no período indicado pelo fabricante, seguindo o manual. Algumas montadoras indicam que a primeira troca deve ser realizada com 30 mil km ou com 1 ano de uso, chegando a até 120 mil km, dependendo do aditivo usado.

Jamais abra a tampa do radiador com o motor quente, o líquido pode provocar queimaduras na sua pele.

Lembre-se, nível de água baixando com frequência é sinal de vazamento no sistema, nesse caso leve o seu carro para uma revisão com especialista.

Veja também: Quando é a hora certa de trocar o óleo?

Deixar um comentário