Situações de pouca visibilidade estão entre as principais causas de acidentes em rodovias. Principalmente durante o verão, com a baixa umidade do ar, é comum ocorrerem queimadas ao redor das rodovias. Por isso, é preciso saber que atitudes tomar ao se deparar com fumaça na pista. Confira algumas dicas abaixo.

Não pare o carro

Em hipótese alguma o motorista deve parar o carro na via. O recomendado é reduzir a velocidade e manter uma distância segura dos demais veículos. Caso tenha que parar o carro pela falta de visibilidade, pare-o no acostamento ou até mesmo fora da pista, em gramados próximos.

Feche os vidros em caso de fumaça

A partir do momento em que você avistar fumaça na pista, o indicado é fechar os vidros para evitar que os passageiros respirem-na. Caso o ar-condicionado esteja ligado, recomenda-se desligá-lo e ligar a recirculação de ar.

Use o farol de neblina ou a luz baixa

Com a luz de neblina ou a luz baixa, a luz do farol tradicional não irá ofuscar a visão do motorista devido ao reflexo. Esse item é projetado justamente para ser utilizado nesses momentos. Por isso, caso seja necessário, não deixe de acioná-lo.

Saia do carro em caso de engavetamento

Caso você se envolva em um engavetamento de carros ocasionado pela fumaça, deve-se sair do carro e permanecer o mais longe possível para que a situação não se agrave. Mas atenção, é preciso procurar um local seguro, fora do acostamento e de canteiros.

Caso a visibilidade esteja muito prejudicada, o indicado é permanecer no carro com o cinto de segurança e esperar a situação melhorar, pois você pode ser atropelado por outro carro que também tenha sido afetado pela falta de visibilidade.

Confira abaixo mais algumas dicas importantes para evitar acidentes nas estradas.

  • Mantenha distância do veículo da frente.
  • Evite frear bruscamente.
  • Não ligue o pisca alerta com o veículo em movimento.
  • Não saia do carro para tentar avisar outros motoristas.

Leia também: Dicas e cuidados de segurança para dirigir na neblina

Deixar um comentário