recalls-2015-demoram-ser-consertados-blog-ceabs

Entre janeiro e dezembro de 2015, 110 recalls foram abertos para carros e motos no Brasil. No entanto, de acordo com o site G1, até março deste ano, nem 50% das unidades convocadas foram atendidas nas concessionárias. Esse número representa cerca de 1,78 milhão de veículos que não foram reparados ainda.

blog-ceabs-recalls-2015-demoram-ser-consertados

Quando um recall é aberto, não há limite para o atendimento. Entretanto, a montadora é obrigada a fazer o reparo gratuitamente, mesmo anos depois do chamado.

Segundo o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), a média mundial de atendimento de recalls fica em torno de 60% para carros, e produtos de menor valor agregado têm adesão ainda menor.

ceabs-blog-recalls-2015-demoram-ser-consertados

Embora não haja um consenso sobre o motivo de tantos carros demorarem para ser consertados ou nunca atenderem ao recall, acredita-se que boa parte do problema seria resolvido com a atualização de como é feito o processo, hoje embasado em TV, rádio e jornais. Com a popularização da internet, divulgações mais amplas poderiam ser feitas.

De todos os recalls feitos, apenas dois abertos em 2015 ainda não tinham nenhum veículo consertado até março, ambos da Land Rover.

Veja mais: Como proceder quando seu carro for chamado para um recall

 

Deixar um comentário