Saiba a diferença entre rastreamento e telemetria veicular

Os serviços de rastreamento e telemetria veicular estão cada vez mais presentes no cotidiano e são fundamentais para o controle e a segurança de frotas corporativas, contribuindo para a produtividade no negócio.

Entenda mais sobre os conceitos e suas diferenças neste post!

Rastreamento

O rastreamento é uma ferramenta básica para acompanhamento e localização de veículos. Vinculado à tecnologia GPS ou radiofrequência, é muito utilizado para garantir a segurança durante viagens e recuperar veículos em casos de roubo e furto, pois fornece dados que apontam qual foi o percurso realizado, possibilitando sua busca e recuperação.

Além disso, o rastreamento permite analisar a velocidade em determinados pontos, rotas estratégicas, locais de parada e tempo da jornada, entre outras vantagens.

Alguns modelos de rastreadores possuem funções adicionais, como a possibilidade de escutar o que acontece no veículo, alertar a central sobre situações de riscos e bloquear o automóvel quando for necessário.

No momento de decidir qual modelo de rastreador é mais indicado, deve-se analisar o contexto que ele será utilizado. O GPS é uma tecnologia massificada indicada para quando o veículo faz viagens longas com frequência e trafega por rodovias interestaduais, pois gera ótimos resultados em lugares afastados ou em centros urbanos.

A radiofrequência é adequada para veículos que circulam em áreas sem cobertura GPRS. Esse sistema de rastreamento funciona por meio da emissão de sinais de rádio. Por conta dessa característica, é possível acompanhar o deslocamento de uma frota em locais fechados, como túneis e subsolos. Além disso, diferentemente do rastreamento via satélite, os sinais de rádio não sofrem interferências de inibidores de sinais. Dessa forma, sofre menos com oscilações de sinal.

Os preços para os dispositivos de rastreamento são acessíveis, até mesmo para carros mais antigos, e sua instalação é considerada simples.

Telemetria veicular

A telemetria pode ser definida como um monitoramento de veículos mais completo. Ou seja, além de disponibilizar informações de condução, ela oferece dados mais detalhados que permitem ao gestor trabalhar de forma estratégica e propor melhorias na performance dos condutores.

O desempenho do motorista e a identificação de comportamentos que aumentem o risco de acidentes ou que afetem a integridade do veículo são algumas das informações que a telemetria disponibiliza.

Ela também auxilia na identificação de falhas mecânicas, possibilitando programar manutenções a um custo menor, o que contribui para os lucros da empresa.

Resumidamente, os sistemas de rastreamento são voltados para mostrar a localização do veículo e sua utilização é focada na proteção e prevenção de furtos e roubos. Já a telemetria veicular é uma ferramenta de análise da dirigibilidade com equipamentos mais sofisticados, mantendo as vantagens essenciais de rastreamento.

Entre em contato com a equipe comercial da CEABS para conhecer as nossas soluções empresariais. Acesse o site ou ligue para os telefones 3004 7707 (capitais e região metropolitana) e 0800 725 7707 (demais cidades).

Leia também: Vantagens do rastreamento portátil da CEABS

Deixar um comentário