Saiba como economizar o combustível do carro

Com a constante alta no valor dos combustíveis, qualquer ajuda que gere economia é bem-vinda. De acordo com o portal G1, entre as atitudes que reduzem os gastos estão dirigir de maneira adequada, manter em dia a revisão do veículo e cuidar com a qualidade do combustível na hora de abastecer.

Confira outras dicas de especialistas no setor para economizar o combustível.

Peso

Um carro mais pesado precisa de mais aceleração para se movimentar. Consequentemente, maior será o consumo de combustível. Para evitar sobrecarregar seu carro, verifique a capacidade máxima de peso que o veículo pode carregar no manual de instruções da montadora.

Calibragem

Calibre os pneus do seu carro a cada 15 dias. Siga a recomendação de calibragem da montadora do seu veículo e evite deixar os pneus murchos, pois afetam diretamente no consumo de combustível.

Saiba como economizar o combustível do carro

Troca de Marcha

Respeite a correta troca de marchas do seu carro. Um automóvel a 40 km/h na quinta marcha gasta tanto quanto um carro a 100 km/h em segunda. Use o câmbio de maneira gradual, sem aumentar demais o giro do veículo.

Vidros abertos

Principalmente quando em alta velocidade, andar com os vidros abertos interfere na aerodinâmica do carro, aumentando o consumo.

Alinhamento das rodas

Quando o alinhamento está fora da geometria, as rodas, ao invés de somente girarem, são também arrastadas, o que compromete o rendimento do combustível.

Excesso de velocidade

Saiba como economizar o combustível do carro

Em geral, velocidades maiores exigem mais combustível, um carro a 100 km/h chega a gastar até 20% a mais em relação a um veículo a 80 km/h, por exemplo.

Ar-condicionado

Muito utilizado principalmente no verão, o ar-condicionado aumenta o consumo de combustível em até 20%.

Veja também: Em breve, carros poderão detectar buracos nas estradas

Deixar um comentário

1 Comentário