Conheça 4 tecnologias que ajudam o motorista

Criadas para proporcionar mais conforto aos condutores ou para aumentar a segurança nas ruas, as tecnologias veiculares vêm evoluindo a cada modelo lançado. Independentemente dos fins para que são criadas, todas ajudam o trânsito a fluir de maneira mais tranquila.

Bancos customizáveis

A montadora responsável por este banco superconfortável é a Lincoln, dos Estados Unidos. O modelo conta com 30 variáveis de customizações, por meio de comandos elétricos.

Conheça 4 tecnologias que ajudam o motorista

Com ele, é possível definir articulações individuais nas costas, cabeça e pernas. O objetivo é que o banco fique perfeitamente ajustado ao motorista.

Alertas de mudança de faixa

Uma reclamação muito comum no trânsito é de que outros motoristas, por algum motivo, invadem a pista do lado. Porém, alguns carros já possuem sensores e alertas para que os veículos permaneçam em suas faixas.

Alerta de falta de atenção

Às vezes, mesmo sem perceber, o motorista fica desatento ao volante, e isso, mesmo que por poucos segundos, pode trazer sérias consequências. Por isso, algumas fabricantes estão criando um sistema que emite um alerta quando os olhos do motorista não estão focados no lugar certo. Ele funciona por meio de lâmpadas de LED que iluminam o rosto do condutor, monitorando o movimento dos olhos.

Parada automática

O Volvo XC60 possui uma tecnologia chamada City Safety, que para o veículo automaticamente se ele estiver entre 15 km/h e 50 km/h e se deparar com algum obstáculo à frente.

Conheça 4 tecnologias que ajudam o motorista

Você conhece alguma outra tecnologia que facilita o dia a dia no trânsito? Conte para a gente nos comentários.

Veja também: Câmera de ré para um trânsito mais seguro

Deixar um comentário