Transporte correto de crianças nos automóveisAs famosas cadeirinhas de transporte para crianças são indispensáveis para manter os pequenos seguros. Seu uso é obrigatório por lei para crianças de até 10 anos, sendo o condutor penalizado com multa e pontos na carteira caso não cumpra as normas que a legislação prevê.

De acordo com o site Economia Terra, existem vários tipos de cadeirinhas, e cada uma corresponde a uma faixa etária. Veja abaixo quais são:

Bebê-conforto

É ideal para os bebês que ainda não possuem equilíbrio na cabeça. A criança deve ser colocada na posição de uma concha, com o rosto no sentido contrário à frente do veículo. Dessa maneira diminuem-se os riscos de colisões e traumas na coluna cervical.

Transporte correto de crianças nos automóveis

Assento conversível

Usado nas crianças que já tem mais de 9 quilos, mas ainda não atingiram a idade de um ano. O assento ainda deve ser posicionado ao contrário. O ideal é que essa posição seja mantida até que o topo da cabeça do bebê ultrapasse o limite da cadeirinha.

Cadeirinha de segurança

A posição deve ser central, no banco traseiro e virada para a frente. O uso é indicado para crianças acima de um ano e mais de 18 quilos.

Transporte correto de crianças nos automóveis

Assento de elevação

É utilizado quando a criança já passou dos limites da cadeirinha, mas ainda não possui altura, idade e peso suficientes para usar o cinto comum.

Veja também: Carros autônomos: mudanças nas leis, hábitos de consumo e muito mais

Deixar um comentário