No fim do ano, é comum viajar em família, mas nem sempre é possível acomodar todas as bagagens no porta-malas. Outras vezes, a quantidade de malas e objetos transportados é tanta que pode comprometer a segurança e o conforto dos passageiros. Confira a seguir algumas dicas de como organizar os itens para ter uma viagem tranquila.

Faça uma lista

Faça uma lista com tudo que será necessário para a viagem, procurando definir onde colocar cada item. Assim será possível saber se há espaço suficiente.

Peso

O excesso de bagagem pode comprometer a capacidade de fazer manobras e de frenagem. O indicado é acomodar os volumes mais pesados no fundo do porta-malas e embaixo os mais rígidos e maiores. Distribua a bagagem também pelo peso, de modo que o carro fique equilibrado dos dois lados.

Não deixe objetos soltos

Deixar objetos soltos no veículo pode provocar acidentes e agravar os danos em caso de colisões. Por isso, sempre acomode tudo dentro do porta-malas para garantir uma viagem segura. Caso não tenha mais espaço, coloque a bagagem embaixo dos bancos.

Alimentos e bebidas devem ficar acessíveis

Se durante o percurso os passageiros sentirem fome ou sede, esses itens devem estar em um lugar acessível, seja no porta-malas ou em bolsas térmicas dentro do veículo, embaixo do banco.

Hora de organizar a bagagem

Organize todos os objetos em conjunto para visualizar com mais clareza por onde começar a arrumar. Evite as malas geralmente utilizadas em viagem de avião, retangulares e grandes, com rodinhas. Opte por bagagens de tamanho médio ou de mão. Malas menores são fáceis de acomodar e se encaixam bem. O tamanho do porta-malas e das malas varia bastante, por isso não há uma regra geral para a disposição. Uma dica geral é colocar primeiro as bagagens maiores e retangulares e encaixar os objetos menores ao redor.

Leia mais: saiba o que fazer para ter uma viagem de carro mais tranquila

Deixar um comentário