Vantagens e desvantagens do diesel

Desde 1976, o uso do diesel no Brasil é permitido apenas para veículos de carga e transporte coletivo. O assunto voltou a ser destaque depois de um projeto legislativo tentar liberar o combustível para carros de passeio no país, que é o único do mundo que possui essa proibição.

A utilização deste combustível gera bastante discussão e controvérsias entre os especialistas, diante disto, a Revista Auto Esporte trouxe uma relação das vantagens e desvantagens do uso do diesel.

Esportividade e economia

O baixo consumo de combustível e alta capacidade de acelerações são grandes vantagens dos motores a diesel. Em carros de passeio, isso significa mais esportividade e economia. Na Europa, alguns modelos a diesel chegam a rodar 30 quilômetros com um litro de combustível.

Motores a diesel não usam velas

Por ser um motor com ignição por compressão, veículos a diesel dispensam a utilização das velas. Nos dias de hoje este tipo de motor é bem avançado, e possui uma taxa de compressão mais alta que modelos a gasolina, tem injeção direta de combustível e é turbinado.

Durabilidade

Por tratar-se de um motor mais robusto e sólido, dura mais que os movidos a outros tipo de combustível, porém, sua manutenção pode ser mais cara pela tecnologia de seus componentes.

Vibração

Carros a diesel vibram mais. Existem medidas que contornam a situação, como calibragens especiais e aplicação de materiais abafadores e isolantes.

Poluição

Os carros a diesel atuais possuem filtros e catalisadores que emitem praticamente zero poluente. Os veículos que mais poluem o meio ambiente são os mais antigos, independentemente do tipo de combustível, chegando a emitir 20 vezes mais gases que os carros modernos.

Veja também: Dirija com segurança em dias chuvosos

Deixar um comentário