Viagem de moto com segurança

Percorrer os principais destinos brasileiros pilotando uma motocicleta é uma experiência incrível e desafiadora. O sucesso da viagem depende, principalmente, de dois fatores: planejamento prévio e atenção redobrada na rodovia.

Pensando no bem-estar dos motociclistas, com base no Portal G1, a CEABS elencou uma série de cuidados que você deve ter antes da sua próxima aventura sobre duas rodas.

Pneus: quando os pneus já possuem um certo tempo de uso é importante ficar atento nas deformações, cortes ou objetos que possam estar encravados. É fundamental conhecer minimamente como funciona a sua moto e possuir as ferramentas necessárias para montagem e desmontagem das rodas, em caso de acidentes.

Sistema elétrico: tenha sempre fusíveis e lâmpadas de reserva, e não se esqueça de lubrificar os cabos de embreagem, acelerador e freios.

Viagem de moto com segurança

Viagem longa: nestes casos, a manutenção preventiva é sempre o melhor caminho. Leve sua moto a um mecânico de sua confiança e realize as trocas e consertos necessários. Outro detalhe é a qualidade do combustível, que quando batizado pode comprometer a performance da sua moto.

Bagagem: quanto menor, melhor. As motocicletas são muito sensíveis às variações de carga e podem mudar bruscamente o comportamento em curvas, freadas bruscas e também nas retas. O ideal é que tenham malas laterais, alforjes, baú e bolsa de tanque.

Utilize itens de segurança: são importantes trajes que oferecem proteção, segurança e conforto. Porém, às vezes as roupas mais seguras, com proteção de antebraços, cotovelos, ombros, joelhos e canelas podem ser muito desconfortáveis e comprometer os movimentos do piloto.

Essas dicas, aliadas a uma condução responsável e tranquila, diminuem consideravelmente as chances de acidentes, e faz com que a sua viagem seja segura e cheia de boas lembranças.

Veja também: Saiba o que fazer para ter uma viagem de carro tranquila

Deixar um comentário

1 Comentário