Um bom processo de manutenção pode evitar falhas, agilizar as operações logísticas e minimizar atrasos nas entregas. Entenda a diferença entre manutenção preventiva, preditiva e corretiva e como elas podem melhorar seu negócio.

Manutenção preventiva

Essa manutenção é realizada para reduzir o risco de falhas nas peças e nos componentes essenciais da frota, para aumentar a vida útil do veículo.

A manutenção preventiva deve seguir cronogramas e cada item possui um período diferente de avaliações que deve ser realizado por um técnico de manutenção, que fará a inspeção de rotinae, caso haja necessidade, realize os reparos necessários.

Quando sua empresa adota a manutenção preventiva a eficiência da frota aumenta, já que a programação dos reparos, recondicionamentos, ajustes e trocas de peças segue o cronograma estabelecido. Dessa forma é possível obter um ótimo planejamento orçamentário.

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva realiza o monitoramento regular das condições mecânicas e da performance de cada veículo da frota. Com o uso de instrumentos que medem determinadas métricas como análise de vibração, de óleo e testes com infravermelho ou ultrassom, o gestor e sua equipe vão ser capazes de identificar problemas nos veículos antes que eles se tornem mais sérios.

Com esse tipo de manutenção é possível reparar e trocar as peças, antes que uma situação de risco aconteça, porém, esta metodologia exige treinamentos específicos e compra de equipamentos.

Manutenção corretiva

Esse tipo de manutenção é realizado depois que algum equipamento automotivo ou peça do sistema veicular quebra, falha ou apresenta avarias. Esta é a manutenção que custa mais caro para a empresa, pois pode deixar o carro fora de operação por mais tempo do que ocorreria com a manutenção preditiva ou a preventiva.

O gestor de frotas nem sempre consegue escapar da manutenção corretiva, mas esses pequenos acidentes podem ser consideravelmente reduzidos se existe uma disciplina com as manutenções preventivas e um acompanhamento sério das manutenções preditivas.

Leia mais: Gestão de frotas de caminhões: os cuidados necessários

Deixar um comentário