Como proceder quando seu carro for chamado para um recall

No Brasil, a palavra recall é utilizada para indicar um procedimento previsto por lei, onde os fornecedores são obrigados a informar aos consumidores sobre algum defeito em um produto ou serviço disponibilizado no mercado, tendo como objetivo prevenir incidentes, proteger, preservar a vida, a saúde, a integridade e a segurança dos compradores.

De acordo com a Revista Pense Carros, em casos de recall o ideal é seguir as informações da própria montadora. Os anúncios sobre os chamados são normalmente realizados em jornais, rádios, internet e televisão. Os meios de comunicação informam o motivo da troca de um veículo, de suas peças ou de produtos que possam colocar em risco as pessoas, e indicam os lugares onde os consumidores devem comparecer para solucionar os problemas.

As alterações previstas pelo recall em hipótese alguma podem ser cobradas, e no ato no conserto ou troca um comprovante deve ser entregue ao cliente. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as fabricantes não podem estipular prazos para realizar os reparos.

Para saber se o seu carro já foi chamado para um recall, ou se você vai comprar um carro usado e quer saber se o conserto já foi realizado, é só acessar o site do Ministério da Justiça, que registra todos os chamamentos realizados desde o ano 2000.

Veja também: Entenda a diferença entre alinhamento e balanceamento de veículos

Deixar um comentário