Já é muito conhecido que a história da aviação começou com o 14-bis, criado pelo brasileiro Santos Dumont, mas você sabe qual foi o primeiro carro do mundo? Continue a leitura e descubra.

O primeiro veículo a andar sem cavalos foi um trator a vapor desenvolvido pelo francês Joseph Cugnot, em 1771. Depois vieram as locomotivas e outros veículos a vapor ou elétricos. Porém, o precursor dos modelos atuais, com motor a combustão interna alimentado por um combustível líquido, surgiu em 1870.

A invenção foi de Siegfried Marcus, na Áustria, seguida do modelo de Édouard Delamare-Deboutteville, na França. O carro do francês ficou pronto em 1883 e foi patenteado em fevereiro de 1884. Ele tinha motor bicilíndrico alimentado por gás de petróleo, quatro rodas e transmissão por correntes para as rodas traseiras, mas não chegou a ser fabricado em série.

Dois anos depois, Karl Benz registrou seu triciclo, na Alemanha. Em 1926, as empresas de Karl Benz e Gottlieb Daimler, famoso cientista e pesquisador alemão que foi pioneiro no desenvolvimento e fabricação de motores de combustão interna e de automóveis, se uniram e deram origem à Daimler-Benz e aos automóveis Mercedes-Benz.

O criador do automóvel

Embora Siegfried Marcus tenha criado o primeiro protótipo do automóvel, e que o segundo modelo que desenvolveu já contasse com volante, embreagem e freios, a invenção do carro é atribuída a Karl Benz, pois o governo alemão nazista corroborou para fixar o nome dos engenheiros Benz e Daimler no lugar de Marcus, visto que ele era judeu.

Leia também: Os carros mais estranhos da história

Deixar um comentário

1 Comentário