Quais são os tipos de placas de carro no Brasil?

O carro é um meio de transporte utilizado massivamente no Brasil. A cidade de São Paulo, por exemplo, está próxima de atingir a marca de 6 milhões de veículos registrados.

Devido ao grande número de automóveis, foi preciso criar um padrão para diferenciá-los. No Brasil, existem diversos tipos de placas, que se distinguem pela cor e possuem significados diferentes. Você conhece todos? Confira abaixo:

Tipos de placas

  • Placa cinza: esse é o tipo mais comum, representando os carros particulares, ou seja, que não podem ser utilizados para remuneração do proprietário.
  • Placa vermelha: as placas vermelhas com letras brancas distinguem veículos de aluguel, como ônibus e táxis. Elas são utilizadas por qualquer meio de transporte não particular e que esteja prestando serviço.
  • Placa preta: as placas pretas com letras cinzas se referem a veículos de colecionadores. Os automóveis são considerados de coleção caso o dono tenha conservado o modelo, com as peças originais, por mais de 30 anos.

quais-sao-tipos-de-placas-de-carro-no-brasil-ceabs

  • Placa branca: essa placa pode representar dois tipos de carros: com as letras vermelhas, é destinada aos veículos de autoescolas, para motoristas em aprendizagem; já com as letras em preto, são referentes aos automóveis oficiais, como ambulâncias.
  • Placa azul: é utilizada em veículos de órgãos internacionais, diplomatas ou cônsules.
  • Placa verde: o modelo é mais raro, e utilizado por montadoras de carros ou oficinas que queiram circular com um veículo em fase de testes.

Padrão Mercosul

Esses modelos de placa podem sofrer alteração até 2020, pois o sistema de emplacamento de carros para o Mercosul irá mudar. A ideia é criar uma padronização para os veículos do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, de modo a auxiliar a identificação.

Veja também: Testando sua memória: significado das placas de trânsito

Deixar um comentário

2 Comentários