dicas_para_economizar_combustível_em_seu_veículo

Não é de hoje que o preço do combustível anda nas alturas. Mas você sabia que o jeito como você dirige pode influenciar nos gastos do veículo? Isso mesmo!

Os preços do combustível podem ser um problema um pouco menor se você conseguir economizar na maneira de dirigir. Confira nossas dicas:

Controle o uso do ar-condicionado

Tem gente que não vive sem ele, afinal, o ar-condicionado oferece conforto térmico com os vidros fechados, aumentando a segurança e reduzindo o barulho exterior. Porém, o aparelho, sozinho, pode ser responsável por até 20% do consumo de combustível do carro, portanto, vale a pena reduzir seu uso.

Verifique a calibragem dos pneus

Circular com os pneus em boas condições é essencial para economizar combustível. A falta de calibragem adequada pode ser responsável por um aumento de até 20% no consumo.

Reduza o peso do carro

A lógica é simples. Um carro mais pesado precisa de maior aceleração para movimentar-se. Quanto mais carregado, mais o veículo gasta. Como regra geral, para cada 40 kg extras que você carrega no seu carro, o consumo aumenta em até 2%. Avalie o que é realmente importante levar no porta-malas.

Evite acelerar e frear bruscamente

Evite aceleradas bruscas e desnecessárias. É importante trocar as marchas de forma suave e controlar o pé no acelerador para não desperdiçar combustível.

Mantenha uma velocidade constante

O trânsito intenso das grandes cidades também contribui para que o combustível seja gasto mais rapidamente, já que é muito comum ter que parar e avançar a todo instante. As acelerações e freadas exigem mais do motor e aumentam o consumo. Sempre que possível, procure manter uma velocidade constante.

Seguindo essas dicas simples no dia a dia você consegue aliviar os gastos com combustível. Além disso, algumas estão relacionadas também com a sua segurança e conforto, trazendo outras vantagens.

 

Veja também: Carros elétricos no Brasil: tecnologia viável ou realidade distante?

Deixar um comentário