pneu_careca_conheça_quais_são_os_riscos_para_sua_segurança

Quão importante você considera trocar os pneus do seu carro? Saiba que evitar dirigir com o pneu careca é o primeiro passo para garantir sua segurança.

Por estar em contato direto com o solo, o desgaste é inevitável, fazendo que com os motoristas precisem estar sempre de olho em suas condições. Confira a seguir os riscos de rodar com o pneu careca:

Tempo de resposta ao frear

Com o pneu gasto, a frenagem do veículo fica muito comprometida. A perda da aderência ao solo é uma das principais consequências, o que faz com que o veículo percorra uma distância muito maior antes de conseguir parar totalmente, aumentando significativamente as chances de acidentes.

Risco de aquaplanagem

Ao dirigir com o pneu careca na pista molhada, a água não tem por onde escoar, pois essa é a função dos sulcos que deixaram de existir. Assim, uma pequena camada de água se forma entre os pneus e o solo. Se já era difícil frear ou controlar o carro em pisca seca, na via molhada os riscos de acidentes graves aumentam exponencialmente.

Estabilidade do veículo

Os pneus carecas também comprometem a direção do veículo, tornando-a mais instável e desconfortável. Quando o veículo adquire velocidade pode haver trepidações e barulhos vindos das rodas. Nesse caso, inclusive, podem ocorrer rompimentos de tira de borracha e estouro da câmara de ar.

Além dos riscos que listamos, rodar com pneus carecas também resulta em infração de trânsito grave, sujeita a multa no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH.

Na maioria dos pneus você encontra o indicador de desgaste para ajudar você a descobrir a hora de trocá-los. Caso não tenha, você pode utilizar uma moeda de R$ 1,00.

Se a margem dourada da moeda desaparecer entre os sulcos, você ainda pode rodar tranquilo. Caso contrário, está na hora de realizar a troca dos pneus e garantir a sua segurança.

 

Veja também: O rodízio de pneus é mesmo uma vantagem?

Deixar um comentário