No cenário atual, é importante adotar ações para prevenção contra o novo coronavírus no ambiente de trabalho. Para manter a segurança de todos, é preciso prestar atenção em sua equipe e aderir aos protocolos sanitários. Confira a seguir algumas medidas para proteger os motoristas da sua empresa.

Disponibilize máscaras e artigos de higiene pessoal nos veículos

O motorista passa a maior parte do tempo sozinho dentro do veículo, porém precisa realizar diversas paradas para descanso, refeição, banho ou até na atividade de carga e descarga. Dado isso, uma boa maneira de manter os colaboradores protegidos é disponibilizar máscaras e artigos de higiene, como lenços descartáveis, álcool em gel e sabonetes.

Atenção para a troca de turno

O uso de veículos compartilhados merece cuidado redobrado, pois pode facilitar a transmissão da covid-19, visto que o vírus pode se manter ativo em superfícies por algum tempo.

É importante que os motoristas sejam orientados a higienizar as superfícies do veículo utilizando álcool 70%, no início e fim de seus turnos. Áreas de contato devem receber maior atenção, como volante, painel, manopla de câmbio, freio de mão, maçanetas e botões.

Utilize informativos

O uso de informativos impressos facilita a comunicação e a orientação da sua equipe. Informe os motoristas sobre as zonas de alto risco de contágio e eduque-os quanto às formas corretas de higienização, os sintomas da doença e os procedimentos em caso de suspeita.

Evite atividades presenciais

Procure gerenciar sua frota de forma remota. A tecnologia apresenta maneiras muito eficazes de proporcionar um bom rendimento no estilo home office. Evitar reuniões presenciais com sua equipe ou suspender algumas atividades é uma maneira de manter seus colaboradores seguros.

Contrate um especialista que oriente sua equipe

Uma alternativa para conscientizar sua equipe é contratar um especialista para passar as orientações básicas aos motoristas e para inspecionar se a limpeza correta dos veículos está sendo realizada. A palavra de uma autoridade sempre é bem recebida por todos e pode resultar em uma resposta positiva por parte dos colaboradores.

Leia também: Caminhoneiros: dicas para manter a saúde na estrada

Deixar um comentário