Diariamente, milhões de motoristas de caminhão trafegam pelas estradas brasileiras para trabalhar. Ter os cuidados necessários na gestão de frotas é de enorme importância para prevenir riscos e melhorar o retorno da área de logística. Conheça algumas práticas para tornar o trajeto mais seguro.

Manutenção preventiva

Realizar a manutenção preventiva, por exemplo, fazendo o rodízio e a inspeção de pneus, bem como a troca de óleo, pode evitar acidentes e prejuízos. O principal gasto está relacionado à troca de pneus, um dos itens que merecem atenção especial no gerenciamento de frotas de caminhões.

Uma manutenção bem-feita e planejada permitirá que todos os serviços logísticos sejam cumpridos no tempo certo e de forma constante, garantindo a produtividade.

Leia também: Você sabe a diferença entre a manutenção corretiva, preditiva e preventiva?

Planejamento de rotas

Planejamento de um caminhão na estrada

Definir os melhores percursos, além de reduzir custos, ajuda a economizar tempo. Trace uma rota e verifique se o cliente tem alguma restrição em relação à carga, seja por segurança, horário de entrega ou ordem de recebimento, para que não ocorra devolução nem haja danos.

Softwares podem auxiliar na escolha da rota, por meio do monitoramento em tempo real do caminhão e do motorista. Assim fica mais fácil realizar a fiscalização e reduzir o risco de furtos e roubos de carga.

A CEABS conta com o serviço de gestão de frotas, que proporciona ao gestor maior controle da frota e oferece mais segurança para todos os motoristas.

Treinamento

capacitação de colaboradores é essencial para acompanhar a frota de caminhões. Com o treinamento adequado e o cumprimento das normas, é possível diminuir o número de acidentes.

Portanto, é fundamental que o funcionário conheça os procedimentos e as rotinas da empresa, aperfeiçoando os conhecimentos técnicos para novas implementações tecnológicas e de equipamentos.

Checagem da carga

Utilize um sistema para conferir os itens que estão no veículo e serão transportados, evitando a ocorrência de desvios de produtos ou furtos dentro da própria empresa.

É importante garantir que a mercadoria chegue sem avarias aos endereços dos clientes e na quantidade certa, conforme dados de controle.

Acompanhe as novidades da CEABS através das redes sociais: FacebookInstagramLinkedIn YouTube.

Leia também: Dicas para proteger sua frota

Deixar um comentário