Prevenir-se contra imprevistos e acidentes na estrada que possam atrasar o andamento da equipe significa garantir o bom funcionamento da sua frota. Confira neste post o que é um plano de manutenção de frota, a melhor maneira de oferecer segurança aos condutores e otimizar os trajetos dos veículos.

O que é um plano de manutenção de frota

O plano de manutenção de frota é um conjunto de ações periódicas com o objetivo de prevenir problemas mecânicos e garantir o bom funcionamento dos veículos. Ao realizar esse planejamento, o gestor da frota pode reduzir custos, otimizar trajetos, aumentar o fluxo de descargas e garantir a segurança dos condutores, antecipando possíveis situações que atrapalham o fluxo de trabalho da equipe ou até causam acidentes.

Como fazer um plano de manutenção de frota?

Organize as informações sobre a frota

Organize as informações sobre a frota

O primeiro passo para organizar o plano de manutenção de frota é fazer um levantamento das condições dos carros e caminhões da empresa, assim como da rotina de trabalho da equipe. Para compreender as necessidades da frota, deve-se analisar informações como a quilometragem, o tempo de uso e as últimas manutenções mecânicas de cada veículo.

Outro ponto importante é que o gestor converse com os motoristas sobre o que pode ser melhorado nos veículos e na rotina de viagens. Toda a equipe pode participar ativamente, comunicando pequenas falhas antes que se tornem um problema relevante.

Elabore o planejamento das frotas

A partir dessas informações, é mais fácil delimitar os recursos financeiros destinados à manutenção da frota. Recomenda-se, inclusive, ter uma reserva financeira para essa finalidade, para atender aos reparos mais urgentes.

Como proteger a carga do seu caminhão?

Elabore o planejamento

Com todas as informações necessárias reunidas, o próximo passo é elaborar o planejamento de manutenção, definindo um checklist dos ajustes que precisam ser feitos, dentro da periodicidade adequada. É importante registrar o cronograma de reparos mecânicos com base na circulação da frota na estrada, considerando a quilometragem rodada no período e readequando o cronograma de manutenção se necessário.

Monitore com a CEABS

Para que o plano de manutenção de frota seja feito com precisão, utilize a tecnologia disponível para acompanhar frequentemente os indicadores registrados. Com cobertura em todo o território nacional, o monitoramento da CEABS é a melhor maneira de proteger a sua mercadoria e obter dados dos veículos.

A tecnologia de acompanhamento em tempo real da CEABS permite obter informações sobre o condutor, como a velocidade média em diferentes condições climáticas e o trajeto percorrido, favorecendo a otimização da gestão operacional. Assim, é possível melhorar o desempenho da sua frota, assegurá-la contra roubos ou furtos e fazer a gestão logística de modo efetivo. Acesse o site e saiba mais.

Acompanhe as novidades da CEABS através das redes sociais: FacebookInstagramLinkedIn YouTube.

Leia também: Planejamento do trajeto para frotas

Deixar um comentário